terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma palavra de reflexão.



Os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a Palavra. Marcos 4:19

Existe uma maldição antiga que permanece conosco até hoje: a disposição da sociedade humana de ser completamente absorvida por um mundo sem Deus.

Embora Jesus Cristo tenha vindo a este mundo, este é o pecado supremo dos incrédulos, o qual levou o homem a não sentir - nem sentirá - a presença dEle que permeia todas as coisas. O homem não pode ver a verdadeira Luz, tampouco pode ouvir a voz do Deus de amor e verdade.

Temos nos tornado uma sociedade "profana" - completamente envolvida em nada mais do que os aspectos físico e material desta vida terrena. Homens e mulheres se gloriam do fato de que são capazes de viver em casas luxuosas, vestir roupas de estilistas famosos e dirigir os melhores carros que o dinheiro pode comprar - coisas que as gerações anteriores nunca puderam ter.

Esta é a maldição que jaz sobre o homem moderno: ele é insensível, cego e surdo em sua prontidão de esquecer que existe um Deus. Aceitou a grande mentira e crença estranha de que o materialismo constitui a boa vida. Mas, querido amigo, você sabe que o seu grande pecado é este: a presença eterna de Deus, que alcança todas as coisas, está aqui, e você não pode senti-Lo de maneira alguma, nem O reconhece no menor grau? Você não está ciente de que existe uma grande e verdadeira Luz que resplandece intensamente e que você não pode vê-la? Você não tem ouvido, em sua consciência e mente, uma Voz amável sussurrando a respeito do valor e importância eterna de sua alma, mas, apesar disso, tem dito: "Não ouço nada?"

Muitos homens imprudentes e inclinados ao secularismo respondem: "Bem, estou disposto a agarrar minhas chances". Que conversa tola de uma criatura frágil e mortal! Isto é tolice porque os homens não podem se dar ao luxo de agarrar as suas chances - quer sejam salvos e perdoados, quer sejam perdidos. Com certeza, esta é a grande maldição que jaz sobre a humanidade de nossos dias - os homens estão envolvidos de tal modo em seu mundo sem Deus, que recusam a Luz que agora brilha, a Voz que fala e a Presença que permeia e muda os corações.

Por isso, os homens buscam dinheiro, fama, lucro, fortuna, entretenimento permanente ou apego aos prazeres. Buscam qualquer coisa que lhes removam a seriedade do viver e que os impeça de sentir que há uma Presença, que é o caminho, a verdade e a vida.
Fonte: Editora FIEL.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Polícia Ambiental faz apreensão de cédula de R$100,00 falsa.


Na noite de ontem Policiais da CIPAM apreenderam uma nota de R$100,00 do modelo antigo, falsificada,  em posse de um menor de idade na Ilha de Sant'Ana na capela de São Francisco. Após recolhimento da nota e tomadas as devidas providências o menor foi liberado.





quarta-feira, 25 de julho de 2012

Polícia Ambiental e IBAMA realizam ação conjunta contra caça predatória.


A Polícia Ambiental de Caicó de forma conjunta com o IBAMA tem tealizado fiscalização contínua na zona rural de todo o Seridó onde frequentemente tem sido visualizado por moradores a ação de caçadores. No intuito de realizar o flagrante delito, as fiscalizações são realizadas em dias e horários alternados, de forma que conte sempre com o fator surpresa. É interessante dizer que caçar animais é crime, de acordo com a lei 9605/98 de crimes ambientais, e que não será tolerada esta prática em nossa região.

Olímpíadas de Londres terão início esta semana.


A cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas de Londres ocorre nesta sexta-feira (27) as 17h (horário de Brasília). No entanto, nossas seleções feminina e masculina de futebol já iniciarão suas participações antes da abertura oficial. Hoje é a vez da seleção feminina que jogará as 14:30h contra Camarões com transmissão ao vivo pela Rede Record. Já a seleção masculina estréia amanhã contra a seleção do Egito com transmissão também da Rede Record. É torcer pelo Brasil!

Subsídio Garantido.

Recebemos informações exclusivas e de fonte muito segura que o subsídio está integrado nos contracheques dos policiais militares do RN. Como a Biblia diz: "Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu!" (Eclesiastes 3:1) Deus seja louvado.

Absurdos na Ilha de sant'ana.

Recebemos denúncia de que estão jogando lixo no leito do Rio Seridó, porém, sem uma denúncia mais precisa fica difícil de se tomar providências. No entanto, a CIPAM estará empenhando-se em resolver este problema, principalmente com relação aos parques de diversão que se instalam e só se preocupam em lucrar, não atentando para o cuidado com o espaço que ocupam. Denuncie se vir algum tipo de poluição acontecendo, chame a polícia ambiental.


Vejam o absurdo das pessoas que vem de outro lugar, onde visam apenas o lucro! Impediram os ciclistas de passear na ilha de Santana. Esperamos que as autoridades públicas não deixem isso acontecer novamente em outras festas realizadas em Caicó. Lembrando que com relação a est fato a responsabilidade é da prefeitura que fez a liberação, então com a palavra, a prefeitura.
 

terça-feira, 24 de julho de 2012

CIPAM participa de competição militar no BOPE.


O Comando do BOPE realizou na manhã desta quarta(23) uma competição de caráter militar para interagir com as demais Unidades Especializadas da PMRN e outras Instituições Militares.
Participaram da I Jornada Bopeana uma equipe dos Fuzileiros Navais, da CIPAM, Corpo de Bombeiros Militar, Grupo Tático Operacional Rodoviário (GTOR), ROCAM, Cavalaria, Exército Brasileiro e duas equipes do BOPE. A Aeronáutica e BPChoque não participaram do evento por motivos desconhecidos.
A I Jornada Bopeana reuniu os militares que deveriam cumprir sete provas no mínimo tempo possível. As provas consistiam em subida de corda, transporte de feridos, pista de orientação, montagem de armamento, puxada do caveirão, além da prova de tiro e da trozoba.
Apesar de alguns acharem simples, as provas deram dificuldades aos militares, onde a equipe dos Fuzileiros Navais não conseguiram completar a prova do caveirão e a subida na corda.
Os Bopeanos fizeram o segundo e o terceiro menor tempo de cumprimento das provas, mas o primeiro lugar ficou com a equipe do Exército Brasileiro.
Fonte: Sd Gláucia

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Polícia Ambiental realiza aferições em Jardim do Seridó.


Atendendo a solicitações das autoridades locais, a guarnição da polícia ambiental deslocou-se na manhã desta segunda-feira(23/07) para realizar aferições nos veículos de propaganda eleitoral que estão circulando na cidade de Jardim do Seridó. Assim como já foi feito em Caicó e Jardim de piranhas, as medidas de combate a poluição sonora continuam sendo empregadas continuamente, alcançando cada vez mais cidades e com isso promovendo um maior bem estar a população em geral.

Cena inusitada.


Um tubarão-branco guloso abocanhou o jantar com tanta vontade, que acabou perdendo um dente na mordida. O flagra é resultado de uma espera paciente, do fotógrafo Dan Callister.
O britânico viaja com frequência para a Ilha das Focas, perto da Cidade do Cabo, na África do Sul. Lá, ele costuma fotografar animais marinhos, principalmente tubarões atacando as presas. E dessa vez teve sorte.

domingo, 22 de julho de 2012

Ibama estuda proibir agrotóxicos nocivos às abelhas


O Ibama deu um passo inicial para uma política de proteção às abelhas comunicando que reavaliará 4 agrotóxicos associados a efeitos nocivos aos polinizadores: : Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil. A redução na quantidade das abelhas preocupa governos, cientistas e produtores rurais, pois tem efeito direto na produção dos alimentos: as abelhas são responsáveis por pelo menos 73% da polinização das plantas, de acordo com estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), publicado em 2004.

A decisão do Ibama se baseou em pesquisas científicas e em  decisões adotadas por outros países. Na França, o pesticida Fipronil está proibido desde 2004. Por toda a Europa há movimentos para a proibição ou restrição do uso de Imidacloprido.

O comunicado dessa quinta-feira (19/07), no Diário Oficial, segue as diretrizes de políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) voltadas para a proteção de polinizadores. O problema é mundial. Os cientistas chamam o fenômeno de desaparecimento das abelhas de Desordem de Colapso da Colônia (em inglês, de Colony Collapse Disorder - CCD), quando as abelhas não conseguem voltar para as colmeias e simplesmente desaparecem no caminho. O fenômeno é catastrófico não apenas para a produção de alimentos, mas para a biodiversidade como um todo.

O primeiro a passar pelo processo de reavaliação pelo Ibama será o inseticida Imidacloprido, que representa 60% da quantidade total comercializada das 4 substâncias sob exame. Segundo informações divulgadas pelo Ibama, só no ano de 2010, 1.934 toneladas de Imidacloprido foram comercializadas.

Como medida preventiva, os 4 agrotóxicos, Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil, não podem mais ser aplicados por aviões em qualquer tipo de cultura. A aplicação aérea desses inseticidas é associada a morte de abelhas em diferentes regiões do  país.

Foi estabelecido um prazo de 90 dias para as empresas produtoras de agrotóxicos incluírem nas bulas das embalagens a mensagem-padrão: “Este produto é tóxico para abelhas. A aplicação aérea NÃO É PERMITIDA. Não aplique esta produto em época de floração, nem  imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação  de abelhas na cultura. O descumprimento dessas determinações constitui  crime ambiental, sujeito a penalidades.”

Ao final da avaliação, medidas mais severas poderão ser aplicadas, caso os estudos indiquem sua necessidade para conter o desaparecimento das abelhas.

*Com informações da Ascom Ibama.

Coleta de lixo tóxico ainda é desafio para o Brasil


O descarte de lixo passível de liberar substâncias tóxicas ainda é um problema para o país, apesar de já haver legislação regulamentando o assunto. De acordo com a Lei n°12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os fabricantes, importadores e revendedores de produtos que podem causar contaminação devem recolhê-los. Mas dois anos após a regra estar em vigor, os cidadãos dispõem de poucos locais adequados para jogar fora pilhas e baterias; pneus; lâmpadas fluorescentes e embalagens de óleo lubrificante e de agrotóxicos.
A lei recomenda que haja acordos setoriais e termos de compromisso entre empresários e o Poder Público para implantar o sistema de devolução ao fabricante no país, prática conhecida como logística reversa. O primeiro passo nesse sentido foi dado apenas no final do ano passado. Em novembro de 2011, o Ministério do Meio Ambiente publicou edital de chamamento para propostas referentes ao descarte de embalagens de óleo. No início deste mês, o órgão lançou mais dois editais: um diz respeito a lâmpadas fluorescentes e o outro a embalagens em geral. No caso das embalagens de óleo, as sugestões continuam sendo debatidas. Quanto aos outros dois editais, segue o prazo de 120 dias para que entidades representativas, fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores enviem propostas à pasta.
Enquanto não há um sistema estruturado para destinação de resíduos perigosos, os consumidores continuam fazendo o descarte junto com o lixo comum ou são obrigados a recorrer a iniciativas pontuais de organizações não governamentais (ONGs) e empresas para fazer a coisa certa.

Fonte: Blog Robson Pires

quinta-feira, 19 de julho de 2012

GOVERNADORA CONFIRMA PAGAMENTO DO SUBSÍDIO E DEIXA INATIVOS DE FORA


A governadora Rosalba Ciarlini confirmou que o Executivo irá pagar o subsídio dos policiais militares na folha do mês de julho.

Rosalba Ciarlini admitiu que não há prazo para começar a pagar o subsídio para os militares inativos.

“Para os inativos a nossa
equipe ainda está fazendo
os cálculos”, Rosalba Ciarlini.

O governo tem a obrigação de respeitar os policiais inativos, estes policiais trabalharam 30 anos servindo ao estado e a sociedade. E merecem receber o subsídio a partir de julho!
Fonte: Cabo Heronides.

DNOCS e Polícia Ambiental realizam operação "desobstrução do rio."




A equipe do DNOCS acompanhada da Polícia Ambiental realizou na manhã desta quinta-feira (19/07) a desobstrução de vários setores do Rio Sabugí que encontravam-se cheios de sacos de areia e outros que impediam o curso normal da água.

Pescador captura jacaré do papo amarelo em Gargalheiras, Acarí.


A guarnição da CIPAM de Parelhas foi acionada por um pescador para fazer a captura de um Jacaré do Papo Amarelo que estava "enroscado" em uma rede de pesca no açude gargalheiras em Acarí-RN. 
 
Os Policiais se deslocaram até a comunidade bulhões na cidade de Acari onde conseguiram fazer a captura do animal que foi conduzido para a sede do 2º Pelotão de Policia Ambiental da cidade de Caicó e em seguida será entregue ao IBAMA que deverá levá-lo para a sede do orgão em Natal onde passará por uma triagem e em seguida será dado um destino a ele.
O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é um jacaré típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos.

São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.

Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m mas já foram capturados exemplares com mais de 3,9 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.

Polícia Ambiental faz apreensão de menores com drogas.



A Polícia Ambiental realizou na noite desta quarta-feira (18/07) uma apreensão de drogas na entrada da Ilha de Sant'Ana. A dupla de pm's composta pelos soldados Catônio e Batista identificou dois menores em atitude suspeita e mediante abordagem pessoal foi encontrado de posse deles uma pequena quantidade de maconha. Tendo em vista que a quantidade era ínfima, os menores foram entregues a suas respectivas famílias, que se comprometeram a "tentar" cuidar melhor de seus filhos. Fica o alerta para todos os pais e responsáveis: Cuidado com a companhia de seus filhos! Por onde ele anda, os horários e principalmente, esteja alerta a mudanças repentinas de comportamento, isto pode determinar o fututo dele, para o bem ou para o mal!

Policia Ambiental faz aferições de som em Jardim de Piranhas




A pedido do ministério público, na manhã desta quarta, 18, a CIPAM esteve em Jardim de Piranhas para realizar aferições em veículos que farão propaganda eleitoral. É bem verdade que ainda falta muito para que tenhamos um ambiente mais tranqüilo no que diz respeito aos níveis de ruídos sonoros que são produzidos pelos carros de propaganda, mas tem sido intensa a fiscalização da CIPAM, tanto em Caicó como nas cidades circunvizinhas.
Do blog: Com relação as denúncias que estamos recebendo sobre os altos ruídos sonoros produzidos pelos carros de propaganda política em Caicó, a polícia ambiental já está mobilizada e tomando as devidas providências, assim como sempre tem feito em todas as situações onde é necessária sua ação.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Policiais e Bombeiros do Seridó não irão receber salários de Julho antecipados


Nem tudo é noticia boa para a classe de Policiais Militares e Bombeiros do Seridó no mês de julho de 2012. Apos receber a boa noticia que o Subsídio foi implementado nesta terça-feira pela governadora Rosalba Ciarlini os Policiais e Bombeiros recebem agora a má que não irão receber os seus salários deste mês (julho) antecipados como acontece todo os anos no mês de festa de Sant'Ana.

A informação foi confirmada a nosa reportagem pelo Coronel Francisco Canindé de Araújo, Comandante Geral da Policia Militar do Rio Grande do Norte.

O Comandante geral disse que devido a implantação do subsídio não será possível ser feito o pagamento antecipado para os Policiais Militares do Seridó no próximo dia 22.

A Governadora confirmou para o dia 22 de Julho o pagamento do funcionalismo estadual da região do Seridó como exceção dos Policiais e Bombeiros Militares.
Fonte: Eduardo Dantas

Hoje é Dia de Proteção às Florestas

 
Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade. Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida. 

Percebe-se, assim, como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que se possa lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta. de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é preservar a vida no planeta. 

O Programa Nacional de Florestas (PNF) do Governo Federal foi criado pelo Decreto nº 3.420, de 20 de abril de 2000, com o objetivo de articular as políticas públicas setoriais para promover o desenvolvimento sustentável, conciliando o uso com a conservação das florestas brasileiras.

É constituído de projetos que são concebidos e executados de forma participativa e integrada pelos governos federal, estaduais, distrital e municipais e a sociedade civil organizada. Esta articulação é feita pelo Ministério do Meio Ambiente. 

Com a publicação do Decreto nº 6.101 de 26 de abril de 2007, que definiu a nova estrutura regimental do Ministério do Meio Ambiente, o PNF passou a ser coordenado pelo Departamento de Florestas (DLFOR).O Programa Nacional de Florestas (PNF) foi criado pelo  Decreto nº 3.420, de 20 de abril de 2000, com o objetivo de articular as políticas públicas setoriais para promover o desenvolvimento sustentável, conciliando o uso com a conservação das florestas brasileiras. É constituído de projetos que são concebidos e executados de forma participativa e integrada pelos governos federal, estaduais, distrital e municipais e a sociedade civil organizada.

Esta articulação é feita pelo Ministério do Meio Ambiente. Com a publicação do Decreto nº 6.101 de 26 de abril de 2007, que definiu a nova estrutura regimental do Ministério do Meio Ambiente, o PNF passou a ser coordenado pelo Departamento de Florestas (DLFOR).

Fonte: IBGE e MMA via Blog do Eurico Paz

domingo, 15 de julho de 2012

Polícia Ambiental fiscaliza barragem do Sabugi.

Continua a ação fiscalizatória da polícia ambiental na barragem do Sabugi, tendo em vista que algumas pessoas continuam a descumprir determinação do ministério público que proíbe o banho no local.
Pedimos mais conscientização! Afinal, é para o bem de todos.


Acidente de moto em Ouro Branco-RN.


Um acidente tipo queda de moto, aconteceu na tarde deste domingo (15) na primeira curva sentido Ouro Branco/Várzea, um homem de 41 anos de nome Francisco de Assis da Silva residente em Santa Luzia pilotava a moto Yamaha crypton k-115, vermelha, ele perdeu o controle da mesma vindo a cair e recebeu os primeiros socorros da polícia ambiental que em sequencia acionou a ambulância de Ouro Branco  que depois de fazer alguns procedimentos no hospital local foi conduzido para o hospital da cidade Santa Luzia.
Isso mostra como nossos policiais estão preparados para atender as mais diversas ocorrências, ainda que não seja específica de sua atuação, mas nesse caso um primeiro atendimento pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Parabéns ao policiais Estevam, Guerra, J. Dantas e jacques.



Polícia Ambiental em Ouro Branco-RN



A Polícia Ambiental foi solicitada pelo cmt do destacamento de Ouro Branco-RN, o Sgt Galdino, para fazer fiscalização na cidade em virtude das comemorações da "festa da colheita". A guarnição permaneceu na cidade até á madrugada coibindo a prática de poluição sonora. Infelizmente, a madrugada ficou marcada por um assassinato ocorrido na zona rural daquele município. Nem sempre é possível evitar os desastres, mas sem dúvida a polícia tem se empenhado de forma ostensiva para evitar estes acontecimentos trágicos.

Viatura da CIPAM recebe novos pneus e manutenção.

                                                                     Sgt Pinheiro
Ao contrário do que já aconteceu em um passado não tão distante, as viaturas policiais tem sido cada vez mais bem assistidas pelo Estado. Ressalta-se a rapidez do Comando da Polícia Militar que através da CIPAM em Natal proporcionou em uma velocidade recorde a troca dos pneus da viatura da polícia ambiental de Caicó. Vale lembrar que a polícia ambiental de Caicó tem uma vasta área de cobertura em nosso estado, envolvendo a fiscalização em vários municípios. Com o rápido consumo dos pneus ficaria inviável continuar este trabalho. 
Da CIPAM Caicó: Registramos aqui o nosso sincero agradecimento aos Comandos da Polícia Militar, da CIPAM, do 6º BPM e do 2º Pelotão de Policiamento Ambiental que tem proporcionado uma melhor qualidade de serviço ao seu efetivo.

Captura de animais.



Polícia Ambiental é chamada para realizar a captura de uma iguana no centro de Caicó. O animal depois de capturado foi solto em seu habitat natural. Vale lembrar que esses animais costumam viver nas árvores e como temos muitas árvores em nossa cidade torna-se comum o seu aparecimento pelas ruas. Mais uma vez fica o alerta: Não tentem pegar o animal ou mesmo machucá-lo, chamem a polícia ambiental que fará o procedimento correto sem prejuízos a população e principalmente ao animal.

Guarnição do Sargento Cincinato prende caçador na cidade de Carnauba dos Dantas


Em menos de 24 horas que o SGT. Cincinato assumiu o serviço no Destacamento Ambiental de Parelhas, caçador foi detido Carnaúba dos Dantas.

A guarnição composta pelos PMs ambientais SGT. Cincinato e SD. Nivanildo estavam realizando uma fiscalização na zona rural conhecido por Ermo em Carnaúba dos Dantas, onde nesse trabalho de abordagens por volta das 9h: 50 minutos da manhã de sexta-feira (13) se depararam com o cidadão por nome de José Segundo da Silva, 57 anos residente em Carnaúba dos Dantas, nesse momento foi encontrado em poder do cidadão um tatu-peba (Euphractus sexcinctus) já abatido, animal esse que tem a caça proibida de acordo com a lei 9605/98, artigo 29. 
Portanto, os procedimentos cabíveis foram tomados na Delegacia municipal daquela cidade, e o animal que já estava abatido foi posteriormente incinerado (cremado)pela polícia ambiental numa indústria local. Desde já parabenizamos o trabalho de fundamental importância dos PMs SD Nivanildo e SGT. Cincinato e toda a Polícia Ambiental, é notório os esforços desses protetores em prol do meio ambiente garantindo ao cidadão um ambiente ecologicamente equilibrado, mas vale ressaltar que é dever do cidadão fazer sua parte na preservação do meio ambiente.

Fonte: Blog Ambiental no Seridó (amigo Reginaldo)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Jibóia capturada no Bairro Boa Passagem


A Guarnição da Polícia Ambiental foi acionada na Rua Hortulano de Lima -  Bairro Boa Passagem onde um morador encontrou uma Jibóia com aproximadamente 2m, a qual,  foi encontrada dentro de um veículo tipo Belina e capturada pelos Policiais desta Unidade sendo devolvida imediatamente a seu habitat natural.
Fonte: CIPAM Caicó.

Rádio Caicó AM convida Polícia Ambiental para entrevista


A equipe da Rádio Caicó AM (Ismael Medeiros e Angélica) convidou a Polícia Ambiental para uma entrevista em seus estudios para falar sobre os diversos temas que abrangem a problemática do Meio Ambiente. A Unidade de Polícia Ambiental de Caicó foi representada pelos Policiais Sgt. João Carlos e o SD. Ailton; ambos interagiram com a produção do programa e também com os ouvintes que poderam nesse meio tempo tirar sua dúvidas que forma esclarecidas ao vivo  sobre diversos problemas, dentre eles destaques para Poluição Sonora e Maus tratos a animais.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que é um animal silvestre?


Imagens ilustrativas
Você sabia que o Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente? É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças à natureza.
O que é um animal silvestre?
Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuld
ades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.
O que é o tráfico de animais silvestres?
Tráfico é o comércio ilegal. Traficar animais significa capturá-los na natureza, prendê-los e vendê-los com o objetivo de ganhar dinheiro. Se participamos disso, estamos contribuindo para o tráfico de animais. Acredita-se que o comércio ilegal de animais movimente cerca de 10 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Só o tráfico de drogas e armas é maior.
O que o tráfico de animais silvestres tem a ver comigo?
Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza.
Qual a participação do Brasil no tráfico internacional de animais?
Há uma relação entre o tráfico nacional e o internacional: o Brasil possui um grande comércio interno de animais, que sustenta os traficantes que agem no país e servem como intermediários para os traficantes internacionais. Se o tráfico interno diminuir, o número de animais brasileiros levados para o exterior também será menor.
Quais são as principais rotas do tráfico de animais no Brasil?
A maioria dos animais silvestres é capturada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas a principal rota de transporte desses animais está no sentido da região Nordeste para a Sudeste. Há verdadeiras redes organizadas para enganar a fiscalização existente nas principais rodovias do país. Essas redes agem de forma que os animais sejam transportados por até 3.000 quilômetros de distância sem que os traficantes sejam descobertos. A maior parte do público consumidor está no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Como os animais são transportados até as feiras para serem vendidos?
Os meios de transporte mais usados pelos traficantes são caminhões, ônibus interestaduais e carros particulares. Os animais são transportados nas piores condições possíveis. São escondidos em fundos de malas ou caixotes, sem ventilação, e ficam vários dias sem comer e sem beber. Resultado: de cada 10 animais capturados, nove morrem no caminho e um chega às mãos dos compradores.
Você sabia que os traficantes mutilam os animais?
Alguns traficantes costumam rodar os micos pelo rabo para que eles fiquem tontos e passem ao comprador a imagem de que são animais mansos. Muitos cegam os pássaros e cortam as suas asas para que eles não fujam e arrancam os dentes e serram as garras dos animais para que eles se tornem menos perigosos.

Quais são os animais mais vendidos?
O papagaio é a ave mais vendida no Brasil e noexterior. Depois dele vêm as araras, os periquitos, micos, tartarugas e tucanos.
Por que (mesmo tratando bem) não devemos ter animais silvestres em casa?
Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes.
Por que comprar bichos é ilegal?
Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.
O que fazer ao encontrar alguém vendendo animais silvestres?
Primeiro, certifique-se de que os animais que estão sendo vendidos são silvestres e pertencem à fauna brasileira. No lado direito do Blog estão disponíveis alguns links para denúncia.
Quais são os problemas de quem cria animais em casa?
Ser dono de animal silvestre não é uma atividade muito segura. Entre os principais problemas estão o risco de ataques e a transmissão de doenças como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas.
Quais são os problemas para os animais que são criados em casa?
Ele pode perder a sua identidade. Pode sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzir. Também sofre porque fica em espaço físico reduzido, come alimentos inapropriados e pode pegar doenças que nos seres humanos têm pouca gravidade (gripe, herpes etc), mas que podem ser fatais para os animais.
Fonte: WWWF Brasil

Cobra de aproximadamente dois metros foi capturada em zona urbana de Jardim do seridó é solta em seu habitat natural

 
A cobra jibóia (Boa constrictorainda nova de aproximadamente dois metros foi capturada na tarde de ontem segunda-feira (9) no Bairro Alto Bela Vista em Jardim do Seridó e foi solta na zona rural próximo a um açude, no mesmo município, a 07 km da cidade.


O réptil foi resgatado pelo Secretário Municipal de Infraestrutura - Azemir Azevedo Filho. Ele retirou o animal próximo às residências e contatou sua colega de trabalhoDiana Moreira que de imediato acionou o Policial Ambiental Reginaldo (CIPAM) que também reside naquele município que em seguida o animal foi reintroduzido ao seu habitat natural em perfeita segurança.

jibóia (Boa constrictor) é uma serpente de médio ou grande porte, não-peçonhenta, da Família Boidae. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de varias lendas citarem jibóias imensas, essa espécie geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento. Seu peso pode atingir os 40 kg.
Fonte: Ambiental no Seridó (amigo Reginaldo)

Morador do bairro Maynard amarra égua no meio da rua e quase causa acidente.


Um morador do bairro Maynard amarra égua com corda muito longa em frente a cidade judiciária possibilitando ao animal  posicionar-se no meio da rua e quase causar acidente, tendo em vista que na rua em questão há um intenso tráfego de motocicletas que poderiam chocar-se com o animal ou mesmo enrolar a corda nos pneus da moto provocando a queda. O animal foi retirado do local pela guarnição da CIPAM e colocado em lugar seguro. 


Posso criar animais silvestres em minha casa?

Em nossa região tem sido bastante comum encontrarmos pessoas que criam animais silvestres, principalmente pássaros, em suas residências. Mas afinal, isso pode?




Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas:
I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;
II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Como você pode ver, é proibida a criação de qualquer espécie silvestre, a menos que se tenha autorização. A autorização é dada pelo IBAMA em certas circunstâncias. Para um melhor esclarecimento acesse: www.ibama.gov.br e fique esperto!

Polícia Ambiental vai ao CAIC realizar aferição de som e depara-se com outra situação.


A polícia ambiental recebeu nesta manhã a denúncia de que havia uma banda de música produzindo ruídos sonoros muito além dos permitidos nas dependências do CAIC em Caicó. Ao chegar no local, no entanto, não foi constatado nenhum som alterado, porém, podemos verificar uma situação extremamente deprimente daquela instituição de ensino. O CAIC encontra-se praticamente abandonado! Lixo por "toda" parte, animais soltos em suas dependências, paredes pichadas, muita coisa quebrada, etc., bem, é difícil entender como pode chegar a tal ponto, mas fica aqui registrado o nosso apelo as autoridades competentes para que se faça algo com relação a esta situação, afinal, o propósito do CAIC é proporcionar uma melhor educação para nossa população e do jeito que está fica muito difícil de se alcançar este objetivo.