sábado, 29 de setembro de 2012

CIPAM captura foragido da justiça cometendo outro crime


Por Assessoria de Comunicação da PMRN

Na manhã desta quinta-feira, 27, a Polícia Militar capturou o foragido da justiça Leodecio Santiago de Souza, vulgo Detinho, em uma rinha de galos, na cidade de Mossoró/RN.


Por volta das 9 horas da manhã, a CIPAM (Companhia Independente de Proteção Ambiental) foi acionada, pois, 08 indivíduos com galos haviam entrado em um imóvel localizado na Rua Marechal Deodoro, bairro Paredões, Mossoró. A Polícia compareceu ao local, onde varias pessoas estavam na iminência de cometer crime ambiental pela prática de rinha de galos.


Os suspeitos foram conduzidos à 1ª Delegacia para averiguação, sendo constatado que um dos envolvidos, o "Detinho", era foragido da Penitenciária Agrícola Mário Negócio.


Fonte: Blog Dica Segura



Algumas aves existentes na Estação Ecológica do Seridó - ESEC-SERIDÓ(ICMBio)

Algumas aves que ainda estão presentes em nossa região e que com o apoio do ICMBIO, IBAMA, Polícia Ambiental, etc., poderão resistir por muito tempo.
Essas fotos foram catalogadas pelo meu amigo  - Agente Ambiental da Estação Ecológica do seridó em Serra Negra do Norte!
Mostrando as belezas da nossa fauna silvestre.
                         Bem-te-vi
 Canário da terra
 Carcará
 Concriz
 Galo de Campina
 Gavião Carijó
 Marreca
 Papacu
 Periquito da caatinga
 Rasga mortalha
 Rolinha Cascavilinha
 Sabiá
                                                         Urubu da cara vermelha
Vale lembrar que os nomes acima citados são os de conhecimento popular e não necessariamente os científicos.
Fonte: Ambiental no seridó...
 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

IBAMA com apoio da Polícia Ambiental interdita matadouro público em Nova Cruz.


Uma equipe do IBAMA e da Polícia Militar Ambiental do RN, esteve nesta manhã no Matadouro Público de Nova Cruz realizando diligência afim de verificar em loco, denúncias feitas sobre a situação de penúria e abandono em que está aquele equipamento.O Agente Pedro Luiz - do IBAMA estava acompanhado pelos policiais, o Sargento Medeiros e pelo soldado Edmilson, ambos do policiamento ambiental - Natal, informou a nossa reportagem que o motivo daquela diligência seria baseado em denúncias feitas pelo 0800, em que informavam a situação de abandono e de penúria em que trabalham os machantes locais. Também acompanhou a equipe o Secretário Municipal de Agricultura Joao Miguel.Eles constataram que o Matadouro apenas teve uma pintura por fora, mas que por dentro todo tipo de degradação existia, tanto nos equipamentos quanto no serviço de esgotamento que é insuficiente e todo danificado.Verificaram também que do lado de fora, do Matadouro lama e os dejetos estavam a céu aberto, além da fossa que vive estourada causando uma terrível fedentina, o que não permitia a continuidade do abatimento e tratamento de carnes no local, sob fortíssimo risco de contaminação.

Fonte: Blog Xua do Agreste via Blog da Polícia Ambiental do RN

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Laboratório de Ecologia do Semiárido faz o I Encontro de Ecologia do Ceres-Caicó/UFRN


O Laboratório de Ecologia do Semiárido (LABESA) está realizando o Iº Encontro de Ecologia do Ceres/Caicó. O evento é de cunho cientifico e conta com palestras, oficinas, mini-cursos, discussões, apresentações de trabalhos entre outras atividades do âmbito da ecologia da Caatinga.

O LABESA conta com uma história de 11 anos de atividades dentro da UFRN. Vários estudos foram realizados e apresentados em eventos de grande importância científica de nível nacional e internacional. Dirigido pelo Professor Dr. Renato de Medeiros Rocha, o LABESA faz parte da vida de muitos alunos/estagiários (atualmente 23), possibilitando o alçar vôos mais altos na busca do conhecimento acadêmico.

O Iº ECOCeres tem como objetivo apresentar os 11 anos de pesquisa que foram realizadas pelo LABESA, bem como permitir um momento de aprendizado e vasta experiência da temática ambiental, tão discutida nos dias atuais. Alunos que já fizeram parte do laboratório, como também os atuais participantes, estarão reunidos com o propósito de levar o conhecimento sobre o meio ambiente para todos os participantes do evento e à população caicoense de uma maneira geral. Ao mesmo tempo, alunos/pesquisadores estarão levando a algumas escolas de Caicó a exposição “A Caatinga vai à Escola”, no intuito de mostrar, de forma bem didática e interativa, a importância da conservação de nossa biodiversidade.

O Iº ECOCeres acontece de 26 a 28 de setembro no CERES/Caicó, sendo as inscrições feitas no próprio laboratório durante os três horários; o valor é de R$ 20. Qualquer membro da comunidade pode participar.


Fonte: Eduardo Dantas

Comandante do 2º Pelotão de Proteção Ambiental promove reunião geral.


Na manhã desta quinta (27/09) o comandante do 2º Pelotão de Proteção Ambiental, Ten Messias, realizou reunião com todo efetivo para tratar de assuntos internos, bem como sobre o andamento do serviço da polícia ambiental em Caicó. Elogiou a tropa pelos bons desempenhos e alertou a respeito do cuidado que se deve ter no atendimento as ocorrências. Nesta reunião, também estiveram presentes os policiais pertencentes ao destacamento ambiental de parelhas.

2º Pelotão de Proteção Ambiental realiza preparação física com seus policiais.

   Visando uma melhor preparação de seus policiais, o comando do 2º Pelotão de Proteção Ambiental em Caicó tem intensificado os treinamentos para condicionamento físico. A partir desta semana, os treinamentos que já existiam, tornaram-se mais frequentes, possibilitando assim um ganho em preparação e também uma melhoria em saúde. Além dos ganhos pessoais de cada policial, a população também é beneficiada, pois policiais bem preparados podem oferecer um serviço de maior qualidade e atendimento.





quarta-feira, 26 de setembro de 2012

2° Pelotão de Proteção Ambiental recebe caiaque da CIPAM.


Na tarde desta quarta-feira (26/09) o 2° Pel de Proteção Ambiental (Caicó) recebeu da CIPAM (Natal) um caiaque para otimizar seus serviços em açudes, barragens e rios de nossa região. A obtenção deste caiaque é de muita importância, tendo em vista que as ocorrências em locais com concentração de água era feita com muita dificuldade, chegando até mesmo a ser, em alguns casos, impossibilitada. 
Fica o nosso agradecimento ao comandante da CIPAM, o Major Castelo Branco, que tem demonstrado um interesse enorme em possibilitar melhores condições de serviço para a CIPAM, tanto em Natal, como em todo o RN, onde a CIPAM estiver presente.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Polícia Ambiental presta auxílio em revista realizada na Penitenciária Estadual do Seridó, "Pereirão".



Agentes Penitenciários e Policiais Militares realizaram na manhã de hoje uma revista na Penitenciaria Estadual do Seridó e encontraram celulares, armas e drogas. A Guarnição da CIPAM esteve dando apoio a toda operação desde as primeiras horas da manhã.

De acordo com informações, entre o material aprendido foram encontradas várias facas,  celulares e uma grande quantidade de drogas como crack e maconha.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Polícia Ambiental realiza fiscalização na Barragem "Passagem das Traíras".

Na manhã desta segunda (24) a Polícia Ambiental realizou fiscalização de rotina na Barragem "Passagem das Traíras" com o propósito de coibir a ação de caçadores na região.

Turma do curso de Biologia da UFRN participa de trilha ecológica com a Polícia Ambiental



Na manhã desta segunda (24/09) a turma de biologia da UFRN esteve na ilha de Sant'Ana participando da trilha ecológica "Acauã", que tem sido organizada e conduzida pela polícia Ambiental. Destaca-se a busca cada vez maior pelas turmas universitárias para conhecer nossa caatinga e a partir daí poder preservá-la.

sábado, 22 de setembro de 2012

Gato Maracajá é resgatado por Polícia Ambiental.



A Polícia Ambiental foi solicitada por moradores de São Fernando-RN que visualizaram o momento em que um gato maracajá foi atropelado por um carro  em uma estrada próximo a cidade. A guarnição recolheu o animal e o conduziu até a clínica veterinária do Dr Jefferson em Caicó, onde o animal foi tratado e reencaminhado a natureza.
Mais uma vez agradecemos ao Dr Jefferson que sempre tem nos atendido e sem nada cobrar por isso.

Raposa é capturada em motel na grande João Pessoa-PB

Uma raposa foi captura por volta das 7h desta sexta-feira (20) dentro de um motel às margens da BR-230 em João Pessoa. De acordo com o major Oscar Beuttenmüller, sub-comandante da Polícia Ambiental, o animal estava devorando galinhas que eram criadas numa área no fundo do motel. Conforme informações de funcionários do local repassadas à polícia, a raposa já havia comido seis galinhas nas dependências do motel.

De acordo com Beuttenmüller, a raposa vinha da reserva de mata atlântica do Jardim Botânico Benjamin Maranhão. “O galinheiro possuía mais de 30 galinhas. E esta raposa estava utilizando o local para se alimentar. A raposa foi capturada dentro das dependências do motel, mas distante da área dos quartos, porque o motel é grande", completou. O animal será levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Ceta), que fica localizado na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa. O animal foi capturado em motel às margens da BR-230, em João Pessoa.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Policia Ambiental prende segundo envolvido no assalto ao filho de Betinho Rosado e Mossoró

 
 Agentes da Policia Ambiental de Mossoró prenderam no inicio da noite de domingo, 16 de Setembro de 2012, André Pereira de Araújo, conhecido como Açudinho, acusado de participar do assalto a “Betinho Segundo” filho do Deputado Federal, licenciado e secretário de agricultura do RN, Betinho Rosado, ocorrido no dia 20 de Agosto passado.

Açudinho foi detido, quando esperava sua namorada, na Praça Vigário Antonio Joaquim no Centro da Cidade. Ele foi identificado pelas Câmeras de monitoramento da Central de Operações do 2º Batalhão de Policia Militar, caminhando livremente na Praça.

Na delegacia de plantão para onde foi conduzido, Açudinho confessou ter participado do assalto seguido de seqüestro. Ele disse que não ia falar, por que tinha medo de ser morto dentro do Complexo Penal Mario Negocio, onde cumpre pena de três anos e 10 meses acusado de assalto a mão armada.

Açudinho estava detido há dois anos. Ele disse que passou um ano e sete meses no regime fechado e com três meses que estava no semi aberto fugiu. Andre Pereira de Araujo, foi conduzido de volta para o Complexo penal.
 
Fonte: O Camera

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PM captura cobra medindo aproximadamente 03 metros em Currais Novos

 
Por volta das 20h30min desta quarta-feira, dia 12 de setembro, na Rua Cícero Dias, em frente a casa 308, no Bairro Paizinho Maria, uma cobra de aproximadamente 03 metros, estava assombrando os moradores. 
A Polícia Militar foi acionada, capturou o réptil e conduziu a sede da 3ªCIPM onde aguarda a chegada do Policiamento Ambiental que fará a soltura do animal em outro local longe da população.

20 Dicas ADESE para preservar o Meio Ambiente


1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBIDA!
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
3. Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.
4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.
5. Respeite os períodos de proibição da pesca.
6. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos.
8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro.
9. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo.
10. Recicle ou reaprove tudo o que puder.
11. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado.
12. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé.
13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual.
14. Use menos veneno em sua lavoura ou horta.
15. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto.
16. Não desperdice água. Esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para lavar calçadas, aproveite água de chuva.
17. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
18. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
19. Cuide da higiene e da sua saúde!
20. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uma pequena pausa nas matérias sobre meio ambiente para uma notícia bombástica...

 
A maior torcida do Brasil agora ganhou o status de também maior torcida do mundo. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela agência argentina de marketing Gerardo Molina/Euromericas divulgado nesta segunda-feira no jornal “Cronista”. Segundo a pesquisa, o clube carioca tem 39,1 milhões de torcedores, superando Chivas e América, ambos do México, que têm 33,8 mi e 29,4 mi, respectivamente.

O estudo foi divulgado nesta segunda e reuniu diversas pesquisas realizadas nos principais países do mundo, como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão.
Outro time brasileiro que aparece entre os cinco primeiros colocados em termos de torcida foi o Corinthians, que figura na quarta colocação do ranking, com 28 milhões.

Veja quais são os cinco times com maior torcida no mundo, de acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas:

1° Flamengo (Brasil) – 39,1 milhões
2° Chivas (México) – 33,8 milhões
3° América (México) – 29,4 milhões
4°Corinthians (Brasil) – 28 milhões
5° Juventus (Itália) – 26,3 milhões

Usuário de drogas agride mulher com cacos de vidro, ao tentar fugir é pego por Policiais da CIPAM


O servente de pedreiro Claudiano de Souza Melo, 23 anos, natural de Juazeirinho-PB, que atualmente reside no bairro João Paulo II, foi conduzido até à 3ª DRP por policiais da Cipam e da RP, por ter tentado contra a vida de sua companheira, até então conhecida por Jackeline.

Segundo relatos de ambos, são consumidores de drogas, e estavam no rio Seridó para tomar uma biritinha, quando, Jackeline disse ter sido espancada por Claudiano, segundo o depoimento da mesma, o acusado a agrediu por ciúmes, ela ainda disse que o mesmo é primo de Valdir Souza do Nascimento (foragido de Alcaçuz), pois quando ingere ou inala algum tipo de entorpecente, rouba residências e quer bater no povo,  acreditando que sendo primo de Valdir, ganhará respeito entre seus desafetos, no entanto, já foi vítima de dois tiros, disparados por um de seus inimigos de rua (veja matéria).


Os Policiais da CIPAM disseram que a vítima gritava muito pedindo socorro, e ao constatarem que tratava-se de uma tentativa de homicídio procederam buscas ao acusado e o conduziram o casal até à 3ª DRP.

Fonte: Jair Sampaio

domingo, 9 de setembro de 2012

Colisão em Jardim de Piranhas envolveu carro de juiz.


Na noite deste sábado (08) a guarnição do transito juntamente com a CIPAM que estava em apoio foram acionadas para registrar uma colisão que ocorreu no centro da cidade de Jardim de Piranhas envolvendo o juiz daquela cidade. A guarnição de trânsito registrou a ocorrência e as providências cabíveis foram tomadas.

CIPAM presta auxílio à médico que se envolveu em um acidente automobilístico na RN-288, próximo a Jardim de Piranhas.


Policiais da CIPAM que estavam em Jardim de Piranhas foram acionados por volta das 19hs de ontem (08), juntamente com policiais do 3º DPRE para prestarem auxílio em um acidente que ocorreu nas proximidades do Sítio Três Riachos, comunidade que fica à cerca de 3km da cidade de Jardim de Piranhas.

Os Policiais foram ao local e encontraram
um veículo tipo Fiat Idea pertencente ao Dr. Gabriel, médico responsável pela unidade hospitalar da cidade de Jardim de Piranhas.

O m
édico sofreu apenas leves escoriações, foi levado ao pronto socorro do hospital que coordena, medicado e em seguida liberado.

Fonte: pmambientalcaico.blogspot.com

Crianças colocam fogo em saco de lixo e quase provocam trajédia.


Na manhã deste sábado (08) a polícia ambiental recebeu uma denúncia que dava conta de um incêndio que estava causando poluição e prejudicando a saúde dos moradores do bairro João XXIII. Ao chegar no local a guarnição constatou um incêndio de grandes proporções que já estava atingindo alguns quintais de residências. No entanto, a ação dos bombeiros que também foram acionados foi rápida e o fogo foi controlado. Ao questionar sobre o que causou o incêndio, os moradores relataram que tratava-se de "crianças" que haviam colocado fogo em um saco de lixo e devido o mato estar seco o fogo se alastrou fugindo do controle. Os moradores foram orientados e a ocorrência registrada como "acidental".

Fonte: pmambientalcaico.blogspot.com

CIPAM auxilia Blitz em Jardim de Piranhas e é feito apreenção de crack e maconha



Policiais da CIPAM, DPRE e homens que fazem a 5ª CIPM, ao comando do Ten. Lopes, realizavam blitz na cidade, quando dentre as inúmeras abordagens uma chamou a atenção dos agentes da lei, dois jovens da cidade de Caicó que adentravam na cidade em uma moto Fan 125, foram parados pelos policiais, sendo solicitado seus respectivos documentos, no entanto os mesmos aparentavam uma certa inquietação, na dúvida, os policiais resolveram abordar os suspeitos, e logo encontraram materiais entorpecentes, sendo encontrado 30 dólares de Maconha (Dólar: gíria usada por traficantes para despistar curiosos), e uma certa quantidade de Crack.

A droga apreendida foi levada para delegacia de Jardim de Piranhas e lavrado o flagrante em desfavor de Edson Lopes da Silva, 18 anos, residente à rua Marcílio Leal, no bairro Frei Damião, Caicó-RN, sendo este o responsável pela condução da moto, e o responsável imediato pelo material ilícito apreendido, sendo menor de idade o outro jovem envolvido.

Policiais Federais que estavam na cidade de Jardim de Piranhas foram os responsáveis pela lavratura do flagrante, e posterior encaminhamento dos mesmos à custódia do estado, sendo os jovens acompanhados de seus respectivos defensores, nesse caso, o Advogado Ariolan Fernandes fará sozinho a defesa dos dois, pois confiante que vai encontrar brechas na lei  garante,  "provarei a inocência de meus clientes"... Essa eu quero ver.

Fonte: blog Jair sampaio/ blog pmambientalcaico.blogspot