quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Polícia Ambiental realiza captura de Jibóia em Caicó.


Na manhã desta quarta feira (27/02) a guarnição da Polícia Ambiental (Sgt Ferreira, Sd Helder e Sd Medeiros) recebeu uma chamada de populares que relatavam a presença de uma cobra próximo a residências no bairro Barra Nova.

A guarnição se dirigiu ao local e constatou que tratava-se de uma Jibóia. Em seguida realizou a captura do animal e o conduziu de volta ao seu habitat natural.

Do blog: Parabenizamos os moradores que visualizaram a Jibóia e não tentaram matar o animal como é costume de muitos, mas acionaram a Polícia Ambiental para tomar as providências necessárias.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Realidade da Seca: Padre Paraibano fotografa animal morto para servir de alimento para uma família inteira

Portal Correio

Uma cena chocante foi registrada pelo Padre Djacy Brasileiro, militante árduo pelo combate a seca na Paraíba, na manhã desta segunda-feira (25), enquanto realizava suas caminhadas diárias em torno das áreas atingidas pela escassez de água tanto no Sertão, quanto no Cariri do Estado.

O pároco flagrou no Sítio Pé de Serra, localizado no município de Pedra Branca (distante a 238 quilômetros de João Pessoa), o momento em que um jovem de uma família, matou um tamanduá (adulto) e arrancou sua pele. Quando perguntado pelo padre o motivo de sua atitude, o caçador lhe informou: “É para comer padre”.

Angustiado com a situação, Djacy Brasileiro retornou a residência da família no início da noite desta segunda-feira (25), e conferiu que a carne do animal, estava guardada em pedaços na geladeira e realmente serviria para alimentação dos cerca de cinco integrantes da família. “São pessoas paupérrimas. A situação é realmente dramática”, ressaltou o padre. Que continuou: “Não é sensacionalismo, é fato constatado por quem vê de perto. O clamor é grande”, concluiu.

Nesta terça-feira (26), o Padre Djacy Brasileiro pretende levar uma cesta básica para a família. Ele informou que recebe doações, podendo contribuir com o auxílio na alimentação das pessoas que se encontram em situação crítica.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Polícia Ambiental realiza captura de serpente "Jararaca" em residência de Caicó.


Na noite desta terça feira (19/02) a Polícia Ambiental foi acionada para se dirigir até uma residência no bairro Nova Descoberta onde encontrava-se uma serpente. Ao chegar no local, o morador já havia capturado o animal em um tambor e a guarnição fez sua condução até um local apropriado para soltura.
No entanto, é necessário que se faça um alerta com relação a animais como este, pois a tentativa de capturá-los sem o devido preparo ou conhecimento pode acarretar em algo mais grave. Veja algumas características desta serpente:

Jararaca (Bothrops jararaca),

Sua cauda é lisa. Quando adulta, seu tamanho varia entre 40 cm a 2 m. Existem mais de 30 variedades que apresentam diferentes cores e desenhos. São encontradas em todo o País.
Existem no Brasil 60 espécies de cobras venenosas, mas são as jararacas as responsáveis pelo maior número de ataques - cerca de 88% do total.
O veneno desta serpente pode matar uma pessoa em pouco tempo. A reação à picada vai depender de variáveis como a parte do corpo que foi atingida, quantidade de veneno injetada, peso da vítima, etc. Por isso, especialistas do Butantan recomendam às vítimas que recebam o soro o mais rápido possível, de preferência nas primeiras três horas após o ataque.  (fonte: instituto Butantan).
Fica o alerta! Não tentem capturar animais em casa ou outro lugar qualquer e se houver algum tipo de acidente procure o hospital o mais rápido possível, pois isso poderá salvar sua vida!
 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Polícia Ambiental apreende grande quantidade de peixes em timbaúba dos Batistas.


A guarnição da Polícia Ambiental de Caicó recebeu uma denúncia de que no sítio Lagoinha, município de Timbaúba dos Batistas haviam pescadores capturando peixes, o que neste período (piracema) não é permitido. Ao chegar no local foi constatada a veracidade das informações e foi apreendida uma grande quantidade de peixes. Além disso, os pescadores estavam retirando a "ova" do peixe e jogando-os fora, o que agravou ainda mais a sua situação.
Foram apreendidos: Um (01)freezer, Quatro (04) sacos de redes de pescar, 100kg de ova de peixe, duas (02) caixas e um saco de peixe e um isopor.
Os pescadores foram conduzidos a delegacia, presos e autuados no Art 34 da Lei 9.605 de Crimes Ambientais. 
O material apreendido foi entregue ao IBAMA.



sábado, 16 de fevereiro de 2013

E nas redes sociais... O outro lado do Carnaval e da história


Eu sou do lado da policia, se vc nao gosta da policia chame o PCC para lhe defender quando te roubarem , te estuprarem e sequestrarem seu filho- Os policias queriam passar em meio a um bloco para ajudar alguém que solicitou ajuda , eles estavam a caminho de uma ocorrência, trabalhando e receberam vaias, garrafas e depredação da viatura, porquê os foliões não poderiam gentilmente abrirem passagem para um veículo de emergência. 
Foto do carnaval da redinha NATAL RN onde queriam que a policia andasse com um buquê de flores e entregasse a cada folião q os agredisse. Resultado, ferido de ambos os lados, quem começou a briga e os insultos mesmo? Ação gera reação. Um policial ferido não pode defender a sociedade.

Fonte: Blog Jair Sampaio.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Depois de um Carnaval sempre vale a pena refletir sobre a vida!

Este vídeo serve para refletir sobre algo que as Escrituras Sagradas já falam a muito tempo, mas que poucos dão importância!
Ao Assistir a este vídeo reflita sobre suas atitudes.

Último dia de carnaval em Caicó foi tranquilo.


No último dia de carnaval em Caicó o clima foi de tranquilidade. O número de ocorrências de pertubação de sossego diminuiu, ainda que não acabou por inteiro.
Na verdade, faz-se necessário que haja uma conscientização maior da população dando-lhes o entendimento de que todos tem direito a permanecer em suas residências com tranquilidade e paz e isso não apenas no período do carnaval, onde é mais crítico, mas em todo o decorrer do ano. Afinal, as denúncias de pertubação de sossego são as mais comuns praticadas em nossa cidade.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Polícia Ambiental fiscaliza Rio Seridó.


A Polícia Ambiental realizou na noite desta segunda feira (11/02) uma fiscalização nas margens do Rio Seridó, mais precisamente no entorno da Ilha de Sant'Ana onde os foliões se aglomeram durante o carnaval.
Com a intenção de coibir o uso de entorpecentes foram feitas várias rondas e observações. Também foram vistas inúmeras pessoas utilizando-se da escuridão para se prostituir, onde a polícia ambiental também determinou a saída de todos tendo em vista o perigo que o local poderia representar para os jovens que lá foram encontrados.
O carnaval é conhecido como o período em que tudo pode, mas será que realmente é assim? Independente de carnaval ou não as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância de prezarem por sua segurança. Afinal, se o próprio indivíduo não se importante o suficiente com sua vida para preservá-la, como a polícia poderá fazer isso?


Polícia Ambiental realiza fiscalização no Itans.


A Polícia Ambiental realizou na manhã desta segunda feira (11/02) fiscalização no açude Itans, onde encontravam-se algumas pessoas tomando banho na área da "Asdec", local que o DNOCS havia proibido que isto acontecesse. 
Os banhistas foram avisados sobre a proibição. No mesmo instante também foi encontrado um conhecido pescador da região que praticava uma pesca solitária, porém, não memos interessante. Dentre outras coisas relatou para guarnição uma de suas "estórias" de pescador, relatando o tamanho (e que tamanho!) dos peixes que vinha pegando no referido açude.

Polícia caicoense trabalha em conjunto para coibir excessos no carnaval.


O período de carnaval sempre fica marcado na área policial pelas centenas de denúncias com relação a poluição sonora ou pertubação de sossego.
Neste ano de 2013 não está sendo diferente, porém, a ação da polícia vem sendo importantíssimo para que estas denúncias sejam verificadas e resolvidas o mais rápido possível.
Uma das formas encontradas foi o trabalho em equipe, onde o problema não ficou apenas nas "mãos" da polícia ambiental, mas de todas as guarnições. 
Os "comboios" foram vistos em várias oportunidades em nossa cidade. 
Sempre que se fazia necessário as guarnições da RP, Trânsito, GTC e CIPAM se juntavam em torno das ocorrências, impondo muito mais respeito e atingindo o objetivo esperado com mais rapidez e segurança.
Parabéns a Polícia como um todo!!!  como já dizia o ditado popular: "A união faz a força!"



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Polícia Ambiental combate poluição sonora em Caicó-RN.


Neste primeiro dia de carnaval em Caicó-RN, a polícia ambiental já tem demonstrado que não permitirá excessos dos foliões com relação a prática de poluição sonora. As duas viaturas tem feito um intenso trabalho de fiscalização e atendimento a denúncias, inclusive durante toda a madrugada.

Alguns equipamentos de som já foram apreendidos e conduzidos a 3ª DRP e todas as sedes de blocos com seus "paredões" já foram avisadas sobre os horários e seus limites.

Vale a pena salientar que com a ajuda da população o serviço será muito mais proveitoso, tanto com relação a denúncia como no interesse de prestar queixa, tendo em vista que quando há uma denúncia formal o procedimento torna-se mais forte e seguro.

Polícia Ambiental com reforço no Carnaval.


Durante o período de carnaval o 2º Pelotão de Policiamento Ambiental contará com um grande reforço operacional, onde todos os dias estarão sendo empregadas três guarnições de serviço. Duas viaturas trabalhando 24h por dia e mais uma guarnição de reforço a noite.

Desta forma espera-se que o serviço seja muito mais eficaz e alcance um número de atendimento de ocorrências bem maior.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Polícia Ambiental realiza reunião sobre o carnaval 2013.


Na manhã desta quarta feira (06/02) o efetivo do 2º Pelotão de policiamento ambiental se reunião sob o comando do 1º Ten Chaves, comandante deste pel, para tratar dos assuntos pertinentes ao carnaval 2013 em Caicó-RN.

Foram repassadas as diretrizes de atuação neste período, onde enfatizou-se a importância do serviço da CIPAM para manutenção da ordem em nossa cidade e de como realizar o serviço dentro da lei.

Vale lembrar que independente do carnaval ou de qualquer outro festejo popular, a lei 9.605/98 é uma lei federal e pode ser aplicada a qualquer momento e a qualquer pessoa desde que esteja sendo infringido um dos seus artigos. Logo, fica o alerta para que não seja o usado o argumento de que é carnaval, para utilizar, dentre outras coisas, som abusivo que produza ruídos acima do permitido, pois os que isto fizerem sofrerão as mesmas sanções que a lei preve.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lançada chapa para eleição da Associação dos Praças da Policia e Bombeiros do Seridó

 
Foi divulgado nesta segunda-feira o nome dos integrantes da Chapa 1 "Unidos Para Continuar Avançando" que irá disputar a eleição para a diretoria da Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS) visando o triênio 2013/2016.

A chapa a "Unidos Para Continuar Avançando" que tem o apoio da atual admnistração da APBMS terá como candidato a Presidente o SD Aderlan Medeiros, Vice Presidente: SD Toscano, 1º Secretário: SD Josivan, 2º Secretário: SD Helder, 1º Tesoureiro: SD Petrônio e 2º Tesoureiro: CB F Lucena.

O conselho fiscal da Chapa 1 está formado por 1º Titular: SD Joelson, 2º Titular: SD Helio, 3º Titular: SD Cleber. 1º Suplente: Boanergius, 2º Suplente: Silva Filho, 3º Suplente: SD Mata.

A Eleição da Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS) será realizada no dia 10 de Março de 2013 das 08h00 as 11h00 no Clube Caça e Pesca na cidade de Currais Novos e das 13h00 as 17h00 na sede da ABPMS na Rua Augusto Monteiro, 1149, Centro de Caicó. 
 
Fonte: Eduardo Dantas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Polícia Ambiental presta auxílio em partida do campeonato potiguar de futebol.


Na tarde deste Domigo o Coríntias de Caicó, também conhecido como "Galo do Seridó" realizou mais um partida pelo campeonato potiguar de futebol contra o Potiguar de Currais Novos.
A partida aconteceu no Estádio Dinarte Mariz (Marizão) em Caicó ás 17h e foi marcada por lances de muita emoção para a torcida que por sua vez compareceu em bom número ao estádio.
O resultado final foi Coríntias 3 x 1 Potiguar.
A polícia ambiental também esteve reforçando o efetivo policial no estádio.

Momento do 1º gol do Coríntias marcado de pênalti

Polícia Ambiental realiza fiscalização e abordagens na zona rural de Caicó.




Na tarde deste Domingo (03/02) a Polícia Ambiental realizou fiscalização e abordagens em estradas carroçais do município de caicó. 
No período do carnaval o trabalho de fiscalização da Polícia é intensificado em todas as modalidades de policiamento e com a polícia ambiental não é diferente. 
As guarnições ambientais tem percorrido os rios e açudes da região para inibir a prática de crimes ambientais e ao mesmo tempo tem abordado veículos que estejam circulando de forma suspeita.



Polícia Ambiental realiza soltura de animais.

Na manhã deste Domingo (04/02) a Polícia Ambiental de Caicó deslocou-se até a zona rural de São José do Seridó para realizar a soltura de animais silvestres que haviam sido apreendidos em Caicó. Os animais (macaco "soin" como é conhecido em nossa região e uma Coruja-das-torres) foram libertos em seu habitat natural. 

Nunca é demais lembrar que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do IBAMA é crime previsto na Lei 9.605/98.




sábado, 2 de fevereiro de 2013

Foto divulgada reflete o tamanho da preocupação da população caicoense.


A seca aliada a falta de consciência humana por parte de muitas pessoas está baixando o nível de água da principal fonte de abastecimento da cidade de Caicó, o açude Itans. Como se já não bastasse a falta de chuvas, verifica-se pela cidade que muitas pessoas vivem como se nunca fosse faltar água, realizando "banhos de bica", lavando calçadas, e jogando água fora de muitas outras formas. É necessário que haja uma conscientização da população para que o desperdício acabe! Caso contrário começaremos a sofrer com racionamento e falta d'água.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Secretário Adjunto / Meio Ambiente da prefeitura de Caicó participa de reunião em reserva seriodense

 
O Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, participou nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2013, da reunião de planejamento e zoneamento da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) STOESSEL DE BRITO, que fica localizada entre a cidade de Caicó e Jucurutu.
“O objetivo da participação da Secretaria do meio ambiente de Caicó é poder contribuir com a proteção e desenvolvimento ambiental da reserva, assim como melhorar a educação ambiental no município de Caicó e, se possível, em cidades vizinhas. 
Dessa forma, poderemos garantir para as próximas gerações a beleza que ainda existe na natureza de forma presencial como a foto do Gato-maracajá (Leopardus wiedii), tirada na noite do sábado”, diz Emmanuel Sabino. Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra.  No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza. 
Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivas de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.
 
Fonte: Jair Sampaio