sexta-feira, 28 de junho de 2013

Tarde de quinta (27/06) é marcada por mais protestos em Caicó.


Na tarde desta quinta feira a cidade de Caicó foi palco de mais uma manifestação popular em defesa de melhorias para o país.
Cerca de 50 pessoas participaram da caminhada pela centro da cidade que seguiu do Banco do Brasil até o Centro administrativo (prefeitura).
O movimento foi pacífico e contou com o apoio em forma de segurança por parte da Polícia Militar.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Conselho Federal proíbe corte da cauda de cachorros



O Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou resolução em que proíbe a amputação ou o corte parcial da cauda de cachorros para fins estéticos, a chamada caudectomia. 


A Resolução 1027, de 18 de junho, modifica outra, de 2008, que apenas recomendava que a cirurgia não fosse feita. Em geral, a caudectomia é feita em raças como cocker spaniel, pinscher, poodle, pitbull, rottweiler e dobermann.

O veterinário que sugerir ou fizer a técnica estará sujeito a um processo ético-profissional.

sábado, 22 de junho de 2013

IBAMA apreende 32 aves do RN e multa proprietário em 19 mil reais


Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu, na manhã desta sexta-feira (21), 32 pássaros silvestres numa residência em Touros, a 90 quilômetros de Natal. Entre as aves havia azulões, galos-de-campina, caboclinhos e papa-capins. O proprietário da residência quis resistir à fiscalização e foi conduzido à delegacia de polícia do município. Ele foi autuado em R$ 16 mil pela posse ilegal dos animais e outros R$ 3 mil por dificultar a ação fiscalizatória. 
 
Segundo os agentes ambientais federais que participaram da ação, os pássaros estavam distribuídos por toda a casa, até mesmo dentro de quartos e banheiros. Como o estado de saúde da maioria é bom - e nenhuma das espécies é ameaçada de extinção - poderão ser devolvidos à natureza rapidamente. "As exceções são um tiziu, que não tem uma das asas (provavelmente amputada pelo manejo ou captura incorretos), e um sibite, que está com as pontas das penas aparadas. O sibite poderá ser solto assim que as penas crescerem novamente. Já o tiziu deverá permanecer para sempre em cativeiro", informou o Ibama.

O autuado tem 20 dias para apresentar defesa ao Ibama. Todavia, como manter aves sem licença é crime, deverá responder a um processo na Justiça e, se condenado, poderá pegar um ano de detenção. Já a pena por dificultar a ação do Ibama pode chegar a três anos de detenção. O Ibama alerta: a manutenção de animais silvestres em cativeiro causa prejuízos à natureza. 
 
As aves são os principais responsáveis pela dispersão de sementes e, por isso, são as grandes mantenedoras das florestas, tanto no litoral quanto no interior. Matar, caçar ou aprisionar aves e outros animais silvestres, além de ser crime e acarretar pesadas multas, provocam danos nos ecossistemas e afetam até a vida humana.

Fonte: Eduardo Dantas

domingo, 16 de junho de 2013

Polícia Federal e Polícia Militar realizam operação em conjunto.



Na manhã deste Domingo (16/06) a Polícia Federal conjuntamente com a Polícia Militar de Caicó realizou operação em busca de drogas que supostamente estariam sendo transportadas em ônibus para Caicó.

Um ônibus da empresa Guanabara foi interceptado nas imediações  do "posto do moinho" e os policiais realizaram revista pessoal em passageiros e em suas bagagens. 

Porém, desta vez foi alarme falso e nada foi encontrado. Mas fica os parabéns do blog pelo constante trabalho de fiscalização que visa coibir a entrada de substâncias entorpecentes em nossa cidade! 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Moradores do sítio Manhoso denunciam presença de homem suspeito próximo as suas residências.


Na tarde desta terça feira (11/06) moradores do Sítio Manhoso que fica entre os municípios de Caicó e Jardim do Seridó, solicitaram a presença da Polícia para averiguar a presença de uma pessoa suspeita que trafegava pelas estradas carroçais daquela localidade.
A Polícia Ambiental foi acionada via COPOM e conseguiu localizar o suspeito. Tratava-se de um homem que aparentava ter problemas mentais e atendia pelo nome de Joací. 
O suspeito foi conduzido até Caicó para maiores esclarecimentos e liberado em seguida. No entanto, um filhote de cachorro que era conduzido por ele foi recolhido por apresentar sinais de maus tratos.


terça-feira, 4 de junho de 2013

Cobra "toca o horror" no bairro Castelo Branco e é capturada pela Polícia Ambiental.


Uma cobra do tipo "Surucucu" foi vista por uma moradora do bairro Castelo Branco em sua residência, mais precisamente em seu telhado. De imediato solicitou a presença da guarnição "Carcará" da Polícia Ambiental.
A guarnição deslocou-se até o local e encontrou muita dificuldade em capturar o animal, tendo em vista que o local onde encontrava-se (telhado) era de difícil acesso.
Depois de muita peleja e empenho e sob o olhar curioso de muitos populares que temiam pela permanência da cobra no local, enfim a guarnição conseguiu capturar o animal, mas não sem antes tomar um grande susto, pois o animal que é bastante arisco, conseguiu soltar-se e quase "pega" o braço do combatente que o segurava, porém, em um ato de extremo reflexo conseguiu escapar do ataque.
O animal foi conduzido de volta a seu habitat natural.
 Fica o alerta para que em caso de ver algum animal em sua residência, não tente capturá-lo! Solicite a presença da Polícia Ambiental que está treinada para captura e soltura.

Iguana é capturada em residência e devolvida a natureza.


Uma Iguana, também chamada de camaleão, foi encontrada por uma moradora do bairro Penedo em sua residência, mas precisamente em seu quarto. A Polícia Ambiental foi acionada e fez a captura do animal que foi imediatamente devolvido a seu habitat natural.

Polícia Ambiental concede palestra educativa para crianças.


O Segundo Pelotão de Policiamento Ambiental recebeu na manhã desta segunda feira (03/06) a visita de uma turma de crianças de uma escola caicoense acompanhadas de seus respectivos professores e acompanhantes.
A visita teve como propósito mostrar mais de perto para as crianças a necessidade de preservar o meio ambiente através das palavras do educador ambiental, bem como levá-las a conhecer uma parte do complexo turístico "Ilha de Sant'Ana" que ainda não conheciam.
As crianças foram bastante participativas e a semente da preservação foi plantada! Espera-se que mais escolas tenham esta mesma iniciativa de levar seus alunos para conhecer um pouco da nossa natureza, bem como o serviço da Polícia Ambiental.