terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Gavião pega alimento da mão de policial...


A Polícia Ambiental atendeu no mês de Janeiro uma ocorrência onde um “Gavião”, ave típica de nossa região, teria sido encontrado com uma asa machucada e por conseqüência não podendo voar.
A guarnição, como de costume conduziu o animal até a clínica veterinária do Dr Jefferson, que por sinal, tem sido um parceiro muito atuante.
O Gavião foi medicado e teve sua asa enfaixada, sendo assim, não poderia voar por um tempo e enquanto isso ficou aos cuidados do Pelotão Ambiental em Caicó.
Foi cuidado e alimentado durante todo o mês de janeiro e em seguida devolvido a natureza.
Para surpresa dos policiais, o Gavião “acostumou-se” com os policiais e todos os dias retorna livremente e por instinto a sede do Pelotão.
Chega a pegar alimento na mão do policial, como mostra o vídeo feito pelos próprios policiais e que consta em nossa postagem.
É uma cena belíssima e não muito comum em nossa cidade.
Ficam registrados aqui os agradecimentos do Blog a pessoas que tem colaborado com o serviço de proteção ao meio ambiente e de forma mais direta com o serviço da Polícia Ambiental:

Joacir Melo e Hugo Régis do açougue público; Kitanda Santana e ao nosso parceiro Dr Jefferson da clínica veterinária.

"Gato Vermelho" é socorrido pela CIPAM


Um animal do tipo “Gato Vermelho” foi encontrado por populares as margens da BR 427 já nas proximidades da rotatória que liga Caicó a São Fernando.

O animal estava atordoado aparentando ter sido atropelado.

A Polícia Ambiental foi acionada e recolheu o animal até a clínica veterinária de Dr Jefferson, onde foram tomadas as medidas necessárias para sua cura e em seguida foi realizada sua soltura.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CIPAM desenvolve bom trabalho na festa de fim de ano na Ilha de Santana em Caicó-RN.


Na última terça feira (31/12/13), A organização do “Complexo Turístico Ilha de Santana” preparou uma enorme festa em suas dependências para comemorar a virada de ano... A chegada de 2014.

Foram contratadas bandas de música e também foi preparada uma enorme queima de fogos de artifício.
A participação popular foi além das expectativas e a “Ilha” ficou lotada de pessoas, mais parecia época de carnaval.
Havia 03 (três) policiais de serviço na CIPAM e foram estes três que tomaram de conta do evento e felizmente sem maiores transtornos.  Permaneceram durante todo o evento em “QAP” realizando rondas a pé, controlando paredões de som que alguns tentaram ligar, brigas que ocorreram, bêbados que tentavam bagunçar, trânsito que estava caótico, pessoas acidentadas durante o evento, crianças desaparecidas, etc.

Três policiais em um espaço de 147.000 m² em meio a milhares de pessoas. Sentimento de dever cumprido.


Fica aqui registrado o esforço desses soldados e os parabéns do blog!

Acarienses capturam mais um jacaré no açude Gargalheiras e Polícia Ambiental de Caicó é acionada


Na manhã dessa segunda feira (30). O acariense, popularmente conhecido por "Doca", estava nas terras de propriedade do senhor "Horacinho", as margens do açude gargalheiras, cortando capim para o gado, quando, de repente, passa a mão no animal. O jacaré, da espécie, Papo Amarelo, medindo aproximadamente 1,40 m, estava enroscado nas ramas de capim e muito desidratado. Esse foi o 5º animal capturado por populares.

No momento do susto, o senhor "Doca", juntamente com um amigo amarraram a mandíbula do animal e levaram para casa. Policiais do  2º Pel/CIPAM da cidade de Caicó/RN 1º Sgt. João Carlos e os Sds PM Ambiental Batista e Samuel se deslocaram até a cidade de Acari para fazer a apreensão e locomoção do referido animal, que  posteriormente será apresentado ao Ibama/Caicó para ser devolvido ao seu habitat natural.

Para conhecimento: Esse foi o 5º animal capturado no açude Gargalheiras da cidade de Acarí-RN. Agora, isso serve de alerta para as pessoas quando decidirem entrar nas águas do referido açude, pois podem existir outros animais da mesma espécie e vir a ocasionar algum ataque, então é melhor prevenir. 


fonte: ambiental no seridó