domingo, 30 de março de 2014

Polícia Ambiental prende mais caçadores em Currais Novos.


A Polícia Ambiental esteve mais uma vez realizando fiscalização na cidade de Currais Novos-RN na noite deste Sábado (29/03), onde vários sons automotivos foram aferidos. Além destes, Os bares e restaurantes que fazem "música ao vivo" também foram fiscalizados e em um deles, como não havia por parte de seu proprietário licença do IDEMA para tal finalidade, o evento foi interrompido.
Além das ocorrências de pertubação de sossego, a guarnição montou "tocaia" pela madrugada inteira a fim de flagrar algum outro crime ambiental e obteve sucesso em sua missão. Por volta das 3h da manhã foram flagrados voltando da "caçada" quatro homens e com eles foram apreendidas algumas aves silvestres abatidas, além de vasto material de caça, incluindo dois cães.
Os indivíduos foram presos e como não havia delegado de plantão em Currais Novos, foram conduzidos até a 3ª DRP em Caicó para serem efetuados os procedimentos legais.
Mais uma vez a CIPAM deu provas de seu incansável trabalho em prol do meio ambiente em nossa região.
ESTAMOS ALERTAS! SELVA! BRASIL!




quarta-feira, 26 de março de 2014

Policiais do 2º Pelotão recebem coturnos novos da CIPAM


Nesta semana a CIPAM entregou material novo aos seus policiais, trata-se de coturnos. O comando da CIPAM preocupou-se em atender necessidades da tropa e uma delas era justamente o "calçado".  
O 2º pelotão de policiamento ambiental que fica localizado em Caicó foi um dos primeiros a ser contemplado e ao que parece, o coturno "pago" aos policiais é de ótima qualidade, surpreendendo a todos de forma muito positiva.
Parabéns ao comando pela iniciativa!!!


Polícia Ambiental realiza intensa fiscalização no Seridó.

A Polícia Ambiental de Caicó vem realizando intensa fiscalização na região do Seridó (diariamente) em várias cidades diferentes, tendo em vista as ações de caça predatória realizadas na região, principalmente contra as arribaçãs. 
Tem sido fiscalizadas posturas de arribaçãs em locais diferentes, tanto no período do dia como da noite. 
O intuito é coibir a caça predatória e prender quem for pego caçando. 

                                                                   Fiscalização noturna
Imagens da postura... Ninhos e Ovos de Arribaçã


                                                                   Fiscalização diurna

Nova operação do IBAMA e PRF contra caçadores em cidade Seridoense


Nova operação realizada na madrugada desta terça-feira (25) no Município de Currais Novos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), com apoio da Policia Rodoviária Federal, resultou na apreensão de 120 arribaçãs e na condução de três caçadores para a Delegacia de Policia Civil da cidade.

Segundo informações, a operação teve inicio na noite do ultimo domingo (23), e o objetivo é conter a caça predatória de arribaçãs que vem acontecendo na região do Seridó.
As operações vão continuar durante todo o período de postura das aves.

A Policia rodoviária Federal e o IBAMA apreenderam ainda duas motos, duas baladeiras, um alicate e uma lanterna em poder dos caçadores, as aves e os acusados foram apresentados a Delegacia de Policia, autuados em termo circunstanciado de ocorrência, são eles: Paulo de Tacio de Lima Araújo, Marcelo da Silva Araújo e Rogério Santos da Silva.

Fonte: Carnaúba em Foco

quarta-feira, 19 de março de 2014

1º Sgt. João Carlos prestará seus serviços na capital do Estado


Por Ambiental No Seridó. O 1º Sgt. João Carlos de Medeiros que atualmente presta seus serviços como subcomandante do 2º Pelotão de Polícia Ambiental Caicó/RN, irá prestar seus serviços na sede da Companhia Ambiental em Natal/RN. Segundo o mesmo afirmou, que ha algum tempo vinha planejando trabalhar na capital do Estado, e o momento para ele é agora, pois tem alguns projetos de vida que pretende implantar por lá. 

Ficam aqui os agradecimentos de todos os que fazem o Pelotão Ambiental de Caicó e que seus anseios e desejos de vida tenham sucesso nesta nova empreitada. 

O mesmo dedicou grande parte do seu tempo na administração desta Sub-Unidade pleiteando melhores condições de serviço e por uma Policia Ambiental melhor estruturada para atender de forma eficaz a população de Caicó e região


Desejamos mais uma vez sucesso e felicidades nesta nova fase da sua vida.....!!!!!!!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Operação realizada pela Polícia Militar e Civil termina com cinco prisões e várias apreensões.


Na Tarde desta segunda feira (17/03) as polícias Militar e Civil de posse de ordens judiciais, mandados de busca e apreensão, realizaram grande operação em Caicó nos bairros João XXIII e Recreio.

Com Apoio de Homens da Polícia Ambiental - GTC e cavalaria, conseguiram chegar Ate a Residência e prender o Suspeito de incendiar o Carro de um Policial Militar na Cidade de Caicó.

Alem  da prisão de "THIAGO DE VAVADO", Mais Quatro comparsas FORAM Presos, um deles é velho conhecido da Polícia, atende pelo nome de ARLINDO do Bairro Recreio, e de quebra seu irmão, além deles, o Irmão de Thiago , Que é menor, e outro companheiro dos mesmos estavam na Casa do Thiago. 

Foram apreendidos dois revólveres cal. 38, todos municiados, Droga (crack) e uma Espingarda bate bucha. Todos  já estão à Disposição do delegado de plantão, poderão inclusive ir para o Pereirão.


sábado, 15 de março de 2014

Polícia Ambiental prende suspeito de assalto em Caicó.



A Polícia Ambiental juntamente com a Polícia Civil, prenderam neste sábado (15/03) um homem de nome Mayallison. 
Segundo informações, ele é responsável por um assalto ocorrido em Caicó na sexta feira (14/03), uma vítima o reconheceu como sendo a pessoa que utilizando-se de um revólver lhe assaltou na noite passada.
O indivíduo encontra-se na DP para procedimentos legais. 
Nesta semana surgiram muitas críticas de pessoas em redes sociais a respeito do trabalho da Polícia com relação as apreensões de som, onde segundo comentários, "os bandidos" estavam aproveitando para praticar assaltos e a PM nada fazia. A melhor resposta são os verdadeiros fatos!

VIGILANTES SEMPER!


quinta-feira, 13 de março de 2014

Comandante Geral recebe visita do novo Secretário de Segurança, General Monteiro


Na manhã desta quinta-feira, 13, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, recebeu a visita do novo Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado, General Eliéser Girão Monteiro Filho. Na oportunidade, o Secretário foi recebido por todos os Coronéis integrantes da Polícia Militar do Estado do RN em uma reunião realizada no Gabinete do Comandante Geral, momento em que explanou em linhas gerais os projetos para a Segurança Pública do Estado. Durante a reunião, o Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, realizou a apresentação dos dados da Polícia Militar do RN ao Secretário de Segurança, bem como tratou de pontos importantes para a Copa do Mundo. Na reunião estiveram presentes, além do Secretário de Segurança General Monteiro e do Comandante Geral Coronel Araújo, o Coronel PM Belarmino Dantas (Subcomandante da PMRN), Coronel PM André Luiz Azevedo (Diretor de Ensino), Coronel PM Ângelo Azevedo (Diretor de Apoio Logístico), Coronel PM Edilson Fidélis (Diretor de Pessoal), Coronel PM Francisco Canindé de Freitas (Comandante do CPRE), Coronel PM Francisco Reinaldo (Comandante do CPI), Coronel PM Joselito Xavier (Coordenador de Segurança do TJRN), Coronel PM Wellington Alves (Comandante do CPM), Coronel PM Médico Roberto Galvão (Diretor de Saúde), Coronel PM Médico Kléber Cavalcanti (Diretor do HCCPG) e Coronel PM Dentista Marcus Vinícius (Subdiretor de Saúde). 

Fonte: http://pm.rn.gov.br/

segunda-feira, 10 de março de 2014

Caminhão de lenha é apreendido pela Polícia Ambiental em São José do Seridó-RN.


Na tarde desta segunda feira (10/03) a guarnição da Polícia Ambiental realizava patrulhamento pela RN 288 quando nas imediações do povoado "Badaruco", município de São José do Seridó, deparou-se com um caminhão carregado de lenha.
O veículo foi parado e abordado, neste momento foi constatado que a lenha era oriunda da "Jurema", árvore protegida pela Lei brasileira, além disso, não foi encontrado nenhum documento com o motorista que lhe autorizasse o desmatamento.
O veículo, seu condutor e ainda os seus empregados foram conduzidos para delegacia onde foi realizado o flagrante e consequentemente a autuação dos envolvidos. 
Vale lembrar que a lei 9.605/98 em seu artigo 50 estabelece as diretrizes legais sobre desmatamento, bem como suas penalidades. 

Polícia Ambiental realiza apreensão de pássaros silvestres entre os municípios de Cerro Corá e Currais Novos


A Polícia Militar Ambiental apreendeu quatro pássaros silvestres (Azulão) criados em gaiolas, na manhã de sábado (08).
Numa fiscalização de rotina na RN entre os municípios de Cerro Corá e Currais Novos, a Polícia Ambiental abordou um veículo tipo Fiat Uno que estava sendo conduzido pelo senhor André Cleber dos Santos Monteiro e com ele mais três ocupantes sendo: José Erivan dos Santos, Ronniedson Alves de Souza Silva e João Maria Faustino ambos residentes no município de Currais Novos - RN, com eles foram encontrados os referidos animais em quatro gaiolas.

Por terem infringido o Art. 29 da Lei 9.605/98 de crimes ambientais, os mesmos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Polícia Civil para os procedimentos legais. 
Fonte: Ambiental no Seridó

Popular é denunciado à CIPAM por criar pássaros sem autorização legal



Manoel Gomes Sobrinho, morador da rua Hamilton Camboim, nº 129, bairro Walfredo Gurgel, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Caicó, neste domingo 09, e contra a sua pessoa lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), após ser flagrado criando pássaros em cativeiros (gaiolas), sem os devidos fins legais.

A Polícia Ambiental está atenta a essa forma de crime que desfalca a natureza, especialmente quando se refere a animais em fase de extinção. Caso alguém conheça pessoas que estão praticando crimes contra a natureza, favor contactar os profissionais da Polícia Ambiental pelo 9976-2590 ou ligue para a central da PM... 190. 

Os pássaros apreendidos, citados nesta matéria, são quatro "Galos-Campina", que foram soltos assim que finalizado o procedimento legal na DP.

Fonte: J sampaio

sábado, 8 de março de 2014

Aparelho de som é apreendido em Caicó neste sábado.


Na noite deste sábado (08/03) a Polícia Ambiental foi acionada pelo COPOM do 6º BPM para deslocar-se até a Rua Itans, popularmente conhecida como Rua do Macaco, no bairro Paraíba, onde segundo denúncia encontrava-se um som com volume muito alterado.
Ao chegar no local, a guarnição realizou a aferição por meio do decibelímetro e constatou que o ruído produzido pelo equipamento alcançava os 82,5 dBA, muito acima dos 45 dBA permitidos para o horário e local.
Desta forma, o proprietário do som, o senhor Francisco das Chagas, assim como seu aparelho foram conduzidos até a DP onde os procedimentos legais foram feitos.
As ações da Polícia Ambiental não estão e não ficarão restritas ao carnaval, pelo contrário, continuam intensas e constantes.


sexta-feira, 7 de março de 2014

Boas chuvas registradas na região Seridó.


Várias áreas do Seridó registram chuvas na noite desta quinta-feira (07), destacando precipitações de até 130 mm. Confira os registros:

130 mm: Pedra do Sino (Caicó)
110 mm: Sítio Pau D’Arco (São João do Sabugi)
90 mm: Sítio Riacho da Roça (Caicó)
89 mm: Sítio Cordeiro (São João do Sabugi)
85 mm: Barra da Espingarda (Gonzaga), sítio Volta do Rio
80 mm: Lagoa do Meio e Riacho do Cipó (São João do Sabugi)
78 mm: Sítio Mossoró (São João do Sabugi)
70 mm: Sítio Brejinho (São João do Sabugi) e Matinha
65 mm: Sítio Caieira (São João do Sabugi), Casa Nova de Brejinho, sítio Sacramento
62 mm: Sítio Seridozinho
60 mm: Sítio Cachoeirinha, sítio Riacho do Cipó, Riacho do Salgado
58 mm: Distrito da Palma
53 mm: Sítio Toco (Timbaúba dos Batistas
50 mm: Vila II do Sabugi, Timbaúba dos Batistas, sítio Maravilha (Caicó)
47 mm: Várzea Alegre
35 mm: Sítio Três Riachos (Jardim de Piranhas), Barra da Maniçoba
32 mm: Sítio Umbuzeiro (Caicó)
30 mm: Florânia (zona urbana) e sítio Patacoroa (Florânia), sítio Manhoso
28 mm: Sítio Colorau
27 mm: Ipueira (zona urbana)
26 mm: Brasilgás (Caicó)
25 mm: Sítio Alecrim (Serra Negra do Norte)

- SÍTIO RETIRO-RESIDENCIA DE RINALDO 60 mm 
- BARRA NOVA 20mm 
- BRASILGÁZ ELETROLAR 26mm 
- SÍTIIO CAHOEIRINHA-( PROX. A PALMA) 60 mm 
- SÍTIO TOCO TIMBAÚBA DOS BATISTAS 55mm 
- SÍTIO SERIDOZINHO 62mm 
- SÍTIO SOBRADINHO 40mm 
- SÍTIO RIACHO FECHADO 10mm 
- ANGICOS 35 mm
- SÍTIO DIAMANTE 40mm 
- SÍTIO DE NICÁCIO BATISTA TIMBAÚBA DOS B. 27mm 
- SÍTIO ENCAMPINADO TIMBAÚBA DOS B. 60 mm 
- SÍTIO SOBRADINHO RES.JONAS DE ZE OVELHA 78mm 
- MARQUINHOS VILA JUCURÍ FLORANIA 33 mm

Informações Robson Pires e Gláucia Lima

quinta-feira, 6 de março de 2014

Polícia Ambiental faz apreensão de Arribaçãs em Caicó.


Na manhã desta quinta feira (06/03) a polícia ambiental recebeu uma denúncia de que havia um cidadão vendendo Arribaçãs nas ruas de Caicó.
A guarnição dirigiu-se até o local informado, mais precisamente ao bairro Vila do Principe, onde encontrou o senhor Benedito Gorgônio dos Santos, natural de Brejo do Cruz-PB conduzindo um "bizaco". Mediante abordagem foi constatado que realmente tratava-se Arribaçãs, o que é proibido pela lei.
O cidadão foi conduzido a Delegacia onde foi autuado em flagrante por crime ambiental. Consigo estavam 100 Arribaçãs que foram apreendidas e entregues na DP, para posterior doação.

Comandante da Polícia Ambiental de Caicó apreende paredão de som e é ameaçado por Major da PM.


Um fato inusitado ocorreu em uma das tantas ocorrências de perturbação de sossego que a Polícia Ambiental atendeu em Caicó no período do carnaval. No dia 03/03 por volta das 19:50h a guarnição da CIPAM foi acionada para deslocar-se até as imediações da catedral da Sant'Ana onde segundo denúncia havia um paredão de som com níveis de ruído acima do permitido pela lei.
Ao chegar no local foi constatado através de aferição que havia irregularidade no som, visto que o decibelímetro apontou 99 dBA quando o permitido é 45 dBA. A partir daí a guarnição seguiu o procedimento para apreensão do som.
Já com a ocorrência em curso, um Major da PM chegou ao local e verbalizou com a Guarnição para que o som fosse liberado, no entanto, o comandante preferiu chamar o oficial de dia (Ten Chaves) para resolver a questão. Chegando no local, o tenente recusou-se a liberar tendo em vista que o procedimento da Guarnição foi legítimo. Neste momento o major teria lhe feito ameaças dizendo que usaria de toda sua força política para retirá-lo de Caicó. Não cedendo as ameaças deu-se continuidade a ocorrência. O paredão de som foi conduzido juntamente com seu proprietário a Delegacia para conclusão do procedimento.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Polícia Ambiental cumpre seu dever no carnaval 2014 em Caicó.


No ano de 2014 o carnaval em Caicó recebeu uma atenção maior por parte da Polícia Ambiental, principalmente com relação aos crimes de poluição sonora.
Sempre esteve e ainda está na cabeça de muitas pessoas a ideia de que no carnaval "tudo pode", que nada será coibido e se der vontade é só fazer... mas será assim mesmo? A resposta é não. 
A sociedade não está mais aceitando os abusos cometidos nesse período e pensando nisso e no bem estar da população caicoense, a Polícia Ambiental, como já foi dito, intensificou sua atuação em Caicó. 
Foram disponibilizadas viaturas e um efetivo de reforço durante todo o período carnavalesco. Os policiais incansavelmente trabalharam 24h por dia parando apenas pra comer e assim mesmo, quando dava tempo.
O resultado disso foi a maior quantidade de apreensões em toda a História da Polícia Ambiental em nossa região. (Ainda divulgaremos os dados completos)
É a atuação que a sociedade esperava da Polícia! Não houve acepção de pessoas, mas houve observância da Lei, pois esta foi aplicada a todos de igual modo.
Por fim, sentimo-nos com o sentimento de dever cumprido! A tranquilidade e a ordem foram mantidas. 
É a Polícia Ambiental a serviço da população.

Polícia Ambiental prende traficante em Caicó.


Ontem 04/03 por volta das 23:30 hs, Policiais da CIPAM faziam fiscalização na Avenida seridó no intuito de coibir o uso de som abusivo, quando se depararam com dois indivíduos( um deles menor de idade) que demonstraram uma certa atitude suspeita ao avistarem os policiais. 
Foi quando os policiais os abordaram e encontraram em poder de Allef Lopes da Silva um certa quantidade de drogas pronta para a comercialização, num total de 16 papelotes de cocaína e a quantia de R$ 62,50 em dinheiro fracionado. Allef já tem passagem pela polícia e o menor também esteve internado no CEDUC de Caicó para cumprir medida socioeducativa.
Allef têm 20 anos e reside na Rua Heriberto Martiniano Pereira, Bairro Walfredo Gurgel.

Ambos foram conduzidos para a delegacia onde o maior foi autuado por tráfico de drogas e o menor encaminhado ao CEDUC, onde tinha um mandado em aberto.

Antes de ser ambiental somos em primeiro lugar policias militares, combatemos o crime.










sábado, 1 de março de 2014

Mais um paredão apreendido em Caicó.


Mais um paredão foi apreendido pela polícia ambiental nesta tarde... O proprietário do referido paredão informou que deslocou-se da cidade de Petrolina-PE para caicó porque teria sido informado que aqui seria a cidade dos paredões.
De qualquer forma o som foi apreendido e conduzido para delegacia de polícia, onde ficará retido até decisão judicial.

Polícia Ambiental apreende 11 paredões de som apenas nesta sexta de carnaval em Caicó.


O saldo nesta sexta feira de carnaval é de 11 paredões de som apreendidos pela polícia ambiental.
Já tem sido avisado e noticiado em toda imprensa de nossa região, os paredões devem estar em níveis de ruídos legais, caso contrário serão apreendidos no rigor da lei.