quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental faz planejamento para ações no carnaval 2014.


Na manhã desta quinta feira (20/02) o efetivo do 2º Pelotão de Policiamento Ambiental se reunião sob o comando do 1º Ten Chaves, comandante deste pel, para tratar dos assuntos pertinentes ao carnaval 2014 em Caicó-RN.

Foram repassadas as diretrizes de atuação neste período, onde enfatizou-se a importância do serviço da CIPAM principalmente com relação a poluição sonora.

Vale lembrar que independente do carnaval ou de qualquer outro festejo popular, a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) pode ser aplicada a qualquer momento e a qualquer pessoa desde que esteja sendo infringido um dos seus artigos. Logo, fica o alerta para que não seja o usado o argumento de que é carnaval, para utilizar, dentre outras coisas, som abusivo que produza ruídos acima do permitido.

Com relação a poluição sonora, esta ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.


- Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, a polícia ambiental  fará uso de um aparelho chamado decibelímetro.
A Lei que regulamenta os níveis de ruído em nosso estado (RN) é a Lei Estadual 6.621/94.
A tabela é a seguinte:
Tipo de área
Durante o dia
Durante a noite
Residencial
55 dBA
45 dBA
Diversificada
65 dBA
55 dBA
Industrial
70 dBA
60 dBA

Não serão tolerados excessos e fica a dica para que no caso de qualquer pessoa sentir-se prejudicada por poluição sonora contactar a polícia ambiental por meio do 9976-2590 ou ainda ligar 190. De preferência identificando-se e prestando a queixa de maneira formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário