sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mais equipamentos de som são apreendidos em Caicó.


Dando cumprimento a recomendação do MP, a Polícia Ambiental apreendeu por volta das 16h00min desta quinta-feira, 28, na rua Coronel Francisco Pinto, centro de Caicó, mais um som automotivo com volume acima do permitido.
 
O equipamento, tipo caixa de som e mesa, estava ligado deste as sete da manhã em um volume quase que insuportável, o que gerou uma denúncia por parte de alguns vizinhos. 
 
Ainda na tarde de hoje, uma Pajero de Natal também foi apreendida por desrespeitar os limites. O veículo estava na praça Mons. Walfredo Gurgel, Centro, ao lado da igreja de Santana quando foi recolhido para a delegacia. 
 
Apesar das apreensões, a PM deixa claro que não está proibido o uso de paredões no carnaval de Caicó. Serão recolhidos apenas os equipamentos que desrespeitarem os limites de decibéis impostos pela lei.
 
Fonte: V&C

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Equipamento de som é apreendido pela Polícia Ambiental


Na madrugada desta quarta feira (26/02) a guarnição da polícia ambiental foi acionada pelo COPOM  do 6° BPM para deslocar-se até o bairro Canutos e Filhos onde segundo denúncia haveria um bloco de carnaval com um aparelho de som em volume acima do permitido.

Ao chegar no local a guarnição aferiu o equipamento de som e constatou a irregularidade, onde em consequência foram conduzidos o aparelho de som e seu dono para 3ª DRP para serem feitos os procedimentos legais e cabíveis.

Fica o alerta para os demais foliões que insistem em deixar seus equipamentos de som acima do limite de dBA que a fiscalização estará sendo feita e se constatado alteração serão conduzidos para Delegacia de Polícia.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental prende pescadores de Patos-PB em São João do Sabugi-RN.

                                                                                         Imagem ilustrativa
A Polícia Ambiental recebeu a denúncia de que encontravam-se alguns pescadores no açude público de São João do Sabugi-RN praticando pesca ilegal, tendo em vista que ainda estamos no período da "Piracema".

A guarnição deslocou-se até a localidade e confirmou a denúncia. Haviam quatro (4) homens pescando, todos foram detidos e conduzidos a delegacia. Foi feita a apreensão do peixe que havia sido capturado pelos homens, em torno de 40kg, de quatro (4) tarrafas, de seus apetrechos de pesca e ainda das motos que estavam de posse. 

Todos foram autuados por pesca ilegal e por conduzirem motos adulteradas. O peixe depois de apresentado a autoridade legal, foi doado ao instituto "Belo Amor".
Vale lembrar que a guarnição de São João prestou apoio a CIPAM durante a ocorrência.

Policia Ambiental troca tiros com caçadores e apreende material em currais novos.


A Polícia Ambiental mais uma vez realizou fiscalização na região de Currais Novos mediante denúncia de que haviam muitos caçadores agindo naquela região.

A guarnição adentrou a mata e deparou-se com caçadores que reagiram atirando nos policiais. Houve troca de tiros na sequencia e os caçadores se evadiram utilizando do conhecimento do local que já tinham.

Apesar da fuga dos indivíduos, a guarnição conseguiu apreender armas de fogo deixadas para trás, juntamente com equipamento de caça e muitas arribaçãs mortas.

Chamamos ainda a atenção para o fato de que estavam caçando em uma postura, ou seja, em um local usado pelas aves para se reproduzir, onde foram achados ninhos e ovos com as aves mortas ao lado. 

Felizmente nenhum policial foi ferido, no entanto, foi feita uma busca nos hospitais da cidade por haver a possibilidade de um dos caçadores ter sido atingido. As buscas continuam!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental faz planejamento para ações no carnaval 2014.


Na manhã desta quinta feira (20/02) o efetivo do 2º Pelotão de Policiamento Ambiental se reunião sob o comando do 1º Ten Chaves, comandante deste pel, para tratar dos assuntos pertinentes ao carnaval 2014 em Caicó-RN.

Foram repassadas as diretrizes de atuação neste período, onde enfatizou-se a importância do serviço da CIPAM principalmente com relação a poluição sonora.

Vale lembrar que independente do carnaval ou de qualquer outro festejo popular, a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) pode ser aplicada a qualquer momento e a qualquer pessoa desde que esteja sendo infringido um dos seus artigos. Logo, fica o alerta para que não seja o usado o argumento de que é carnaval, para utilizar, dentre outras coisas, som abusivo que produza ruídos acima do permitido.

Com relação a poluição sonora, esta ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.


- Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, a polícia ambiental  fará uso de um aparelho chamado decibelímetro.
A Lei que regulamenta os níveis de ruído em nosso estado (RN) é a Lei Estadual 6.621/94.
A tabela é a seguinte:
Tipo de área
Durante o dia
Durante a noite
Residencial
55 dBA
45 dBA
Diversificada
65 dBA
55 dBA
Industrial
70 dBA
60 dBA

Não serão tolerados excessos e fica a dica para que no caso de qualquer pessoa sentir-se prejudicada por poluição sonora contactar a polícia ambiental por meio do 9976-2590 ou ainda ligar 190. De preferência identificando-se e prestando a queixa de maneira formal.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Chuvas animam seridoenses.


Os registros acima são do Facebook de Adonias Neto, onde retrata a cheia do Rio Barra Nova, na altura do Sítio Manhoso, com as chuvas caídas nas últimas horas, principalmente na Zona Rural de Caicó.

Alguns Registros

Sítio Jurupá (Ouro Branco) - 130mm

Sítio Fechado(Ouro Branco) e sítio Timbaúba (Ouro Branco) - 120mm

Sítio Carnaubinha - 117mm

Sítio Patacoroa (Florânia) - 95 mm

Distrito Palma (Caicó) - 75 mm

Sítio Lages (Ouro Branco) - 70mm

Ouro Branco (zona urbana) e barragem Passagem das Traíras - 65mm

Sítio Cachos - 57mm

Sítio Alegre (Caicó) e São Fernando - 50mm

Sítio Saquinho e sítio Umari - 51mm

Sítio Arame - 43mm

Sítio Batente - 42mm

Sítio Jucuri e sítio Carrapateira - 20mm

Brasilgás (Caicó) - 19mm

Açude Mundo Novo - 15mm

Sítio Esguicho - 14mm

Sítio Umarizeiro (São Fernando) - 12mm

Barra da Espingarda (Caicó) - 8mm

Sítio Carnaubinha em Ouro Branco - 105 mm

Sítio Porção em Ouro Branco - 100 mm

Fechado de Baixo em Ouro Branco - 100 mm

Sítio Do outro lado do rio em Jardim do Seridó - 130

Sítio Cabaceira - 100 mm

Sítio Malhada Areia em Jardim do Seridó - 80 mm

Sítio Burití em Jardim do Seridó - 100 mm

Sítio Pau Furado em Jardim do Seridó - 30 mm

Sítio Barro Branco em Jardim do Seridó - 25 mm

Sítio Angicos em Jardim do Seridó - 24 mm

Sítio Riacho do Meio em Jardim do Seridó - 10 mm

Rio do Meio em Cruzeta - 36 mm

Fazenda São Bernado em Caicó - 50 mm

Sítio Bom Jesus em Caicó - 06 mm

Fazenda Seridó em São José do Seridó - 62 mm


Marcos Dantas via Blog Marcos Silva

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Australiano é multado por matar tubarão branco


SYDNEY, 13 Fev 2014 (AFP) - Um australiano foi multado em 16 mil dólares (cerca de 35 mil reais) por ter matado um tubarão branco jovem ao atingi-lo com seu barco e depois com uma barra de metal - informou a polícia nesta quinta-feira. 

Tubarões brancos são protegidos da Austrália e sua apreensão é ilegal, assim como é proibido vender, comprar, possuir e ferir a espécie. 

O departamento de New South Wales autuou o homem, identificado pela imprensa australiana como Justin Clark, de 40 anos.

Fonte: bol.com.br

HOMEM É DETIDO PELA POLÍCIA AMBIENTAL APÓS VÁRIAS DENÚNCIAS DE CAÇA NO ESPÍRITO SANTO


  Segundo a polícia, o homem confessou que caçava na região. Com o acusado a polícia encontrou armas, 71 munições e cães utilizados para caça. Um homem de 32 anos residente na zona rural do município de Laranja da Terra foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Afonso Claudio nesta segunda-feira (10), após várias denúncias de que estaria caçando na região. Os policiais estiveram na residência do acusado na localidade Córrego Alto Bananal, distrito de Joatuba no município de Laranja da Terra e apreenderam, 01 (uma) espingarda calibre 36, 01 (uma) garrucha calibre 22, 48 (quarenta e oito) cartuchos calibre 22 intactos, 21 (vinte e um) cartuchos calibre 36 intactos e 02 (dois) deflagrados, 01 (um) tubo de plástico utilizado para guardar as armas e 03 (três) cachorros da beagle comumente utilizados para caça. Nenhum animal silvestre abatido foi encontrado no momento da ocorrência e o cidadão foi encaminhado para a delegacia de polícia civil de Afonso Cláudio, enquanto os cães foram encaminhados para o centro de zoonose em Domingos Martins, onde terão destinação adequada. Segundo o sargento Soares que atendeu a ocorrência, o acusado confessou que caçava na região e disse que a localidade de Córrego Bananal no município de Laranja da Terra é uma região privilegiada, com muitos animais silvestres e cercada de matas nativas de altitude e clima ameno, favorecendo o aparecimento de espécies como pacas e outros animais silvestres. “Os referidos infratores que moram nesta região, aproveitam desta facilidade e caçam estes animais com o intuito de vendê-los para os moradores das cidades próximas, que adquirem os mesmos com a finalidade de negociá-los ainda mais caros para obterem lucro”, finalizou. • A Polícia Militar Ambiental alerta: Lei de crimes ambientais - Lei 9605/98. Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa. § 1º Incorre nas mesmas penas: I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida; II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural; III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. • Estatuto do Desarmamento – Lei 10.826/2003. Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa: Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

Fonte: Blog PM Ambiental Brasil

PMA apreende 403 quilos de peixe e multa pescador em mais de R$ 8 mil


A Polícia Militar Ambiental apreendeu na noite de sábado (1º), 403 quilos de pescado e 400 metros de rede de pesca, um apetrecho proibido pela legislação por ter alto poder de depredação dos cardumes. Com a abertura do pesque e solte no dia 1º de fevereiro de 2014, a equipe da PMA fazia fiscalização no rio Paraguai, quando  no local denominado “baía do Chané”, na região do Amolar, surpreendeu o pescador que estava em uma embarcação. Entre o pescado que havia sido capturado com rede por ele, estavam peixes com tamanho inferior ao permitido pela lei ambiental.

Além dos 400 metros de rede, os policiais apreenderam um barco de alumínio, um motor de popa, quatro isopores contendo 311 quilos de filé de pintado, 50 unidades de pacu, totalizando 77 kg, sendo vários exemplares inferiores ao tamanho mínimo de captura, um dourado, pesando 4 kg e um tambaqui, pesando 11 kg.
O pescador foi preso por pescar em período de defeso, com uso de apetrecho proibido e capturar pescado fora da medida permitida. Ele foi levado para a Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante por crime ambiental, cuja pena é de um a três de detenção, e liberado após pagar fiança. O pescador também recebeu multa administrativa da PMA no valor de R$ 8.760,00.
De acordo com a Polícia Ambiental, essa foi a maior apreensão de pescado durante a piracema. Depois de periciados, os peixes apreendidos serão doados para instituições filantrópicas.

Fonte: Blog da PM Ambiental Brasil

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental e RP capturam menores que praticaram assalto hoje em Caicó.


Na tarde desta terça feira (11/02) por volta das 16:00h a guarnição da CIPAM juntamente com a RP 01 apreenderam dois menores em flagrante pela prática de ato análogo a roubo. 

Usando de violência, os menores subtraíram de uma jovem que estava próximo ao Don Wagner dois aparelhos celulares e um cordão de ouro.

Após várias diligências a guarnição da CIPAM e a RP 01 conseguiram abordar um indivíduo com as mesmas características repassadas pela vítima, onde após a abordagem o mesmo confessou a prática do ato infracional.
Ainda informou aos policiais que se encontrava na companhia de outro menor, esse bastante conhecido no mundo policial. 

As Gu's se deslocaram até a residência do menor hora citado e conseguiam recuperar os objetos subtraídos.

Depois os conduziram até a delegacia do menor para os procedimentos cabíveis.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental realiza mais uma prisão de caçadores em Currais Novos



Neste Domingo (10/02) a Polícia Ambiental de Caicó dando continuidade a fiscalização que tem sido feita em toda a região do Seridó, realizou mais uma apreensão de armas e animais no município de Currais Novos.

Foram pegos em flagrante Três Caçadores de posse de vários animais mortos e armas de fogo. Os indivíduos foram conduzidos até a delegacia e autuados em flagrante. 

Com eles, foram ainda apreendidas cinco (05) motocicletas que eram utilizadas para fazer o deslocamento até o local da Caça e bastante munição.

A Polícia Ambiental Continuará realizando as fiscalizações e certamente muitos outros crimes ambientais serão coibidos. 


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental de Caicó prende mais caçadores em São Vicente e Currais Novos


Neste Sábado (08/02) a Polícia Ambiental de Caicó realizou mais uma operação na região do Seridó e mais uma vez com êxito! 

A fiscalização ocorreu nos municípios de São Vicente e Currais Novos e foram encontrados mais caçadores na prática de crime ambiental.

Dois caçadores presos em São Vicente e um em Currais Novos contabilizando três no total.
Com eles foram apreendidos além do material de caça, quatro (4) espingardas e animais abatidos.

A guarnição os conduziu até a delegacia onde foram autuados em flagrante por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. Pagaram inicialmente uma fiança de R$1.000,00 cada um.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental flagra caçador em Cruzêta-RN.


Na tarde desta quinta feira (06/02) a Polícia Ambiental de Caicó realizou um patrulhamento na zona rural de Cruzêta-RN e acabou flagrando a ação de dois caçadores naquela região.

Os indivíduos empreenderam fuga e foram perseguidos pela guarnição. Um deles adentrou a mata e conseguiu fugir, mas o outro, identificado por Alderi Lopes da Silva natural de Cruzêta foi capturado, porém, no momento da tentativa de fuga caiu sobre uma cerca de arame farpado e bateu a cabeça no chão, onde sofreu um enorme ferimento.

A guarnição o conduziu ao hospital e em seguida a delegacia para realizar o flagrante. Consigo foram encontradas e apreendidas duas espingardas, munição, facas, utensílios de caça e uma certa quantidade de aves mortas.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental faz apreensão de Arribaçãs em Currais Novos-RN



A guarnição da Polícia Ambiental de Caicó deslocou-se nesta segunda feira (03/02) até a zona rural da cidade de Currais Novos onde realizou diligências a procura de possíveis crimes ambientais.

Em determinado momento foram visualizados dois indivíduos em atitude suspeita que ao ver a guarnição tentaram se evadir, contudo um deles foi pego e consigo estavam duas armas tipo espingarda, minução, apetrechos de caça e 40 arribaçãs. O outro homem não foi capturado.

Foi feita a condução até a delegacia e o indivíduo autuado em flagrante com base na lei 9.605/98 de crimes ambientais, onde pagará multa e responderá na justiça.

Parabéns a guarnição da CIPAM.


domingo, 2 de fevereiro de 2014

Polícia Ambiental apreende grande número de "arapucas" em São José do Seridó-RN.



Na tarde deste domingo (02/02/14) a guarnição “Carcará” da Polícia Ambiental de Caicó realizou fiscalização na zona rural do município de São José do Seridó-RN e apreendeu uma enorme quantidade de “arapucas” ou “sangras” como são chamadas as armadilhas utilizadas por caçadores para capturar arribaçã, ave protegida pela lei brasileira.

Foram cerca de 200 armadilhas apreendidas e em seguida queimadas... Foram visualizados alguns indivíduos perto do local, mas ao verem a guarnição de longe, empreenderam fuga no meio do mato.

Este foi apenas o início das fiscalizações, tendo em vista que a viatura estava quebrada, mas mediante seu conserto, as atividades em prol do meio ambiente serão realizadas constantemente.