sábado, 29 de dezembro de 2012

Seca maltrata nosso seridó.

A zona rural de São José do Seridó-RN está sendo castigada por uma das maiores secas dos últimos tempos. Os açudes estão quase que totalmente secos, só se ver terra e mais terra, animais magros e com sede. O sertanejo vem enfrentando tempos difíceis, mas mesmo assim resiste bravamente a tão grandes obstáculos que surgem em sua terra.
No sítio "Viração" o seu proprietário vem "se virando" através da plantação de cardeiros, que neste tempo servem de alimento para o gado.
Talvez, no lugar de investir em festas e outras coisas mais, esteja na hora de alguém olhar com mais carinho para estas pessoas que são tão sofridas e que mesmo assim não partem para o caminho da desonestidade, mas permanecem vivendo do pouco que a terra lhes dá!





quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Raposas ficam presas no prédio da Justiça Federal e são resgatadas pela Polícia Ambiental


Na manhã desta quarta feira (26/12) por volta das 5h da manhã a polícia ambiental foi acionada por um vigilante do prédio da justiça federal na "cidade judiciária", onde informou a respeito de duas raposas que entraram nas dependências do prédio e não conseguiam sair. 
A guarnição ambiental deslocou-se até o local e conseguiu resgatar os animais, em seguida foram conduzidas para um local seguro onde foram devolvidas a seu habitat natural.
Vale lembrar que com o avanço cada vez maior da "selva de pedra" (cidade) na mata, será comum ver cenas como esta, onde os animais tendo o seu espaço invadido passam a procurar comida dentro das edificações humanas.



domingo, 23 de dezembro de 2012

PATRULHAMENTO EM DUNAS


COM A APROXIMAÇÃO DO PERÍODO DE VERANEIO, A POLÍCIA AMBIENTAL DO RN INTENSIFICOU O PATRULHAMENTO NAS DUNAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE JENIPABU. POLICIAIS AMBIENTAIS FAZEM A FISCALIZAÇÃO 24 HORAS NAS DUNAS E NA PRAIA ATRAVÉS DE VEÍCULOS 4X4 E EM QUADRICICLOS, O QUE GARANTE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E GERA UMA MAIOR SENSAÇÃO DE SEGURANÇA PARA TODOS OS TURISTAS QUE VISITAM AQUELA ÁREA.

Fonte: www.protetoresambientaisrn.com.br

Gato Maracajá é liberto pela Polícia Ambiental.


   Na noite desta sexta feira (21/12) a Polícia Ambiental recebeu um chamado do distrito "Palma" onde uma moradora dizia que havia um Gato Maracajá preso em uma armadilha no quintal de sua residência.
   Ao chegar no local foi constatada a informação e o animal foi liberto pelos policiais ambientais.       Porém, não foi possível conduzi-lo posteriormente a um veterinário tendo em vista que devido sua agilidade o animal conseguiu fugir, mesmo ferido pela armadilha.
Breve relato sobre o Gato Maracajá:
O gato-maracajá (Leopardus wiedii) é um felino nativo de América Central e América do Sul. Tem como característica uma cauda mais longa do que seus membros posteriores. Os pêlos são amarelo-escuros nas partes superiores e na parte externa dos membros. Tem manchas sob a forma de rosetas com uma região central amarela, por todo o corpo, da cabeça à cauda.
Dentro de suas habilidades, o gato-maracajá pode caminhar nas pontas dos galhos dos arbustos. Ele também possui grande capacidade de salto e suas garras são proporcionalmente mais longas do que as da jaguatirica. O período de gestação é de 81 a 84 dias, e a expectativa de vida é de cerca de 13 anos. Tem capacidade de virar em 180 graus as articulações do tornozelo, o que o possibilita transitar com facilidade entre troncos e árvores. Seus hábitos são noturnos e alimenta-se de pequenos roedores e aves, que caça nas árvores.

IFRN de Natal participa de Trilha em Caicó.

 
 Na manhã desta sexta feira (21/12) esteve presente na Ilha de Sant'Ana para participar da trilha ecológica Acauã uma turma do IFRN de Natal. 
   Assim como a turma de Caicó, os estudantes da capital potiguar tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre "nossa Caatinga", sua fauna e flora, assim como ver um pouco mais de perto a ação predatória do homem que aos poucos vem destruindo o meio ambiente e também os efeitos da seca em nossa região.
   A trilha também é muito importante para que os professores de suas respectivas áreas possam dar exemplos reais e materiais daquilo que ensinam em sala de aula.
   Mais uma vez ratificamos nossa disponibilidade em apresentar a trilha para qualquer instituição que se interesse pelo meio ambiente e sua conservação.


Tatu-peba é devolvido a seu habitat natural.

  
 Na tarde desta sexta-feira (21/12), um Tatu-peba foi encontrado por populares andando pela rua em um bairro de Caicó. O animal foi entregue no 2º Pelotão de Proteção Ambiental e em seguida foi solto em área rural, onde poderá prosseguir sua vida em liberdade.
   Vale salientar que manter qualquer animal silvestre em cativeiro sem a devida autorização do órgão competente, neste caso o IBAMA, constitui-se crime ambiental previsto em lei (9.605/98) e poderá gerar multa e detenção.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

IFRN participa da Trilha "Acauã".



Na tarde desta terça feira (18/12) uma turma do IFRN esteve presente no complexo da Ilha de Sant'Ana para participar da trilha ecológica "Acauã" que é coordenada pela Polícia Ambiental de Caicó.
Ao mesmo tempo em que a trilha era apresentada para os estudantes através do guia, os professores do Instituto Federal transmitiam conhecimento sobre meio ambiente.
Lembrando que a trilha ecológica está aberta à visitação com agendamento prévio no 2º Pelotão de Proteção Ambiental de segunda a sexta feira das 7h ás 12h.

Cão é capturado no centro de Caicó.


Na manhã desta segunda feira (17/12) a Polícia Ambiental foi acionada por populares que informavam a respeito de um cão da raça Rottweiler que estaria solto no centro de Caicó causando medo nas pessoas e perigo no trânsito. 
A guarnição deslocou-se até o local (Av Cel Martiniano) juntamente com uma equipe do Centro de Zoonoses e realizou a captura do animal, onde foi conduzido para o CCZ, sendo entregue posteriormente ao seu dono, que alegou que o animal havia fugido.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Pelotão Ambiental recebe culto evangélico.


   Na noite deste domingo (16/12) aconteceu em frente ao 2º Pelotão de Proteção Ambiental um culto evangélico sob a coordenação da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico da cidade de Caicó-RN.
   Durante o evento o Pr Helder ministrou sobre a importância da prática da Bíblia na vida das pessoas e de como Jesus pode fazer diferença na história de suas vidas.
   Foi levantada uma oração por todos os policiais e também pelos detentos dos presídios para que venham a mudar de vida.
   Participaram ainda a cantora gospel Michelle Mabel e o instrumentista Társis Cavalcante.
   Fica aqui registrado o agradecimento ao 1º Sgt PM João Carlos que é o sub-comandante do 2º Pel pelo apoio ao evento, bem como a todos os policiais ambientais que se fizeram presentes.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Infestação de "barbeiros" ...


Os policiais que trabalham no 2º Pelotão de Proteção Ambiental vem convivendo com um medo constante que se dá pela presença maciça de insetos transmissores da doença de chagas, os famosos barbeiros.
A muito tempo que se sabe da existência destes insetos por lá, no entanto, a aparição está cada vez mais frequente, encontrando-os em todo lugar, inclusive dentro dos fardamentos que ficam guardados no Pelotão.
Já foi solicitado a presença da FUNASA mas até o momento nada foi feito.
Segue breve relato sobre a doença e seu transmissor:
A doença de chagas é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Trypanossoma Cruzi. Ela é tranmitida para o homem através das fezes contaminadas dos triatomas, conhecidos como barbeiros .
 Esses barbeiros se alimentam de sangue, dessa forma, quando sugam sangue de animais e humanos contaminados, adquirem o protozoário.  Uma vez que o protozoário esta no tubo digestório dos barbeiros,  ele é eliminado nas fezes  no momento  da picada do inseto no homem ou no animal.
Normalmente as pessoas costumam coçar o local da picada, esse ato , permite que o parasita entre pela pele, caia na corrente sanguinea e se instalem nos orgãos , principalmente no coração , intestino e esôfago .
Existem outras formas de transmissão, através da tranfusão de sangue , contaminação da mãe para o  filho durante a gestação e até a infecção por via oral, por ingestão do barbeiro infectado.
Os sintomas mais comuns na fase aguda da doença são: inchaço ocular, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço do fígado e baço. Na fase crônica da doença, o paciente pode apresentar inchaço dos orgãos, principalmente coração e cérebro e pode acontecer décadas depois do individuo ter se infectado.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue para a detecção dos parasitas no material coletado  ou de anticorpos no soro .
O tratamento para a eliminaçao dos parasitas, so é eficiente quando feito no inicio da doença. Em fase crônica, o tratamento é sintomático , visando a estabilização da doença.

Fonte:  Brasil Escola

Fiscalização na Ilha.


Devido a várias denúncias de que pessoas estavam fazendo uso de drogas no interior da Ilha de Sant'Ana, a Polícia Ambietal tem intensificado a fiscalização e as abordagens, de forma que possa coibir esta prática.

Denúncia de Pesca Ilegal.


A Polícia Ambiental recebeu na tarde desta quinta feira (13/12) uma denúnica anônima que informava a prática de pesca ilegal em um rio de nossa região, tendo em vista que estamos no período do defeso da Piracema. A guarnição deslocou-se até o local informado e constatou a pesca, onde foram tomadas as devidas providências.
Obs.: Vale salientar que o rio em questão, o rio Seridó está em alguns pontos praticamente vazio devido a seca. Constatamos também que se não chover o mais breve possível, milhares de peixes irão morrer, inclusive, em alguns locais já se encontram muitos peixes mortos.

Consequências da seca.


A Polícia Ambiental vem recebendo várias denúncias de moradores das comunidades rurais que ficam próximas as margens dos rios, dando conta de que algumas pessoas estariam interrompendo o fluxo normal do rio. 
A guarnição da polícia ambiental tem verificado todas as denúncias, no entanto, o que tem sido constatado em alguns lugares é que o problema enfrentado é ocasionado pela seca! Ou seja, a água do rio não tem percorrido todo seu curso natural por razões alheias a vontade do homem, devido a grande estiagem que nossa região enfrenta. 
É bem verdade que existem casos diferentes, ocasionados por interferência do homem e estes tem sido resolvidos dentro do que a lei determina.

Tumulto em Presídio "Pereirão".

Na manhã dessa Terça feira (13/12) houve tumulto no interior da Penitenciária do Seridó em Caicó devido a discordâncias entre os detentos. Alguns detentos foram feridos por rivais e houve muita confusão que só foi resolvida com a chegada das guarnições da Polícia Militar, dentre as quais destaca-se o GTC, o 3º DPRE e a CIPAM.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Polícia Ambiental faz apreensão de animal silvestre abatido.



   Na tarde desta terça feira (11/12) a policia ambiental recebeu uma denúncia anônima que dava conta de que na comunidade São Rafael no município de Currais Novos encontrava-se em um galpão um freezer com vários animais silvestres abatidos, sendo indentificados dois veados, um gavião e outros mutilados que não dava pra identificar. 
   O proprietário conhecido por "Titico caçador" ao tomar cohecimento da presença da polícia evadiu-se do local. 
   Os animais foram apreendidos e conduzidos a sede do IBAMA, onde foram doados para instituição de caridade (Abrigo Despensário Pedro Velho). 
   A guarnição estava formada pelo Sgt Pinheiro, Sd Batista e Sd Kastberg.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ibama e Polícia Militar fecham rinha de galos na cidade de Touros/RN


O Ibama e a Polícia Militar fecharam nesta tarde uma rinha de galos no município de Touros, a cerca de 90 km de Natal. No local, onde acontecia um torneio, cerca de 30 pessoas realizavam apostas e colocavam em combate 90 galos, muitos deles já bastante feridos.

Com os apostadores foram encontrados dinheiro, anotações de apostas, troféus, anabolizantes para aves e também esporas, instrumentos de metal que ajudam a ferir os galos durante as brigas.

Todos serão autuados por crime de maus-tratos contra os animais e poderão pegar até um ano de detenção, além de multa de R$ 500 a R$ 3 mil por animal molestado. O Ibama alerta que além da multa em dinheiro e do processo criminal os envolvidos podem perder também os veículos encontrados no local da rinha.

Fonte: Pedra Preta Real

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Novo comandante do 2º Pelotão de Proteção Ambiental faz primeira reunião com efetivo.


Na manhã desta quinta feira (06/12) o Tenente Chaves, novo comandante da Polícia Ambiental em Caicó, reuniu o efetivo pela primeira vez para apresentação pessoal e de seu projeto de trabalho para o pelotão.
Desejamos ao tenente boa sorte neste novo desafio!
 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Polícia Ambiental apreende jovens com drogas na Ilha de Sant'Ana


Na noite deste sábado (01/12) a guarnição da Polícia Ambiental comandada pelo Sgt Ferreira realizou inúmeras abordagens no interior da Ilha de Sant'Ana em Caicó, onde conseguiram impedir significativamente o uso de intorpecentes. 
Várias pessoas foram flagradas usando algum tipo de entorpecente, principalmente maconha.
"É impressionante o número de jovens/adolescentes envolvidos com drogas".  
Em uma das abordagens foi encontrado drogas com um menor de apenas 16 anos de idade. A guarnição tomou as providências cabíveis, inclusive falando com os pais do adolescente.
Fica o alerta aos pais! Cuidado com seus filhos, com quem eles tem amizade ou por onde eles andam, pois no menor vacilo você pode perder seu filho para as drogas!

Do administrador do blog: Existem várias formas de trabalhar contra as drogas, prostituição, assaltos, mortes, etc., mas gostaria de deixar a dica sobra como resolver o problema de verdade e de uma vez por todas! JESUS CRISTO. Ele é capaz de salvar nossas famílias e nos livrar de todo mal! Entregue sua família em suas mãos e permite que ele te ajude.
Diz a Bíblia: O ladrão vem pra roubar, matar e destruir, mas eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (João 10:10)