sábado, 29 de dezembro de 2012

Seca maltrata nosso seridó.

A zona rural de São José do Seridó-RN está sendo castigada por uma das maiores secas dos últimos tempos. Os açudes estão quase que totalmente secos, só se ver terra e mais terra, animais magros e com sede. O sertanejo vem enfrentando tempos difíceis, mas mesmo assim resiste bravamente a tão grandes obstáculos que surgem em sua terra.
No sítio "Viração" o seu proprietário vem "se virando" através da plantação de cardeiros, que neste tempo servem de alimento para o gado.
Talvez, no lugar de investir em festas e outras coisas mais, esteja na hora de alguém olhar com mais carinho para estas pessoas que são tão sofridas e que mesmo assim não partem para o caminho da desonestidade, mas permanecem vivendo do pouco que a terra lhes dá!





quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Raposas ficam presas no prédio da Justiça Federal e são resgatadas pela Polícia Ambiental


Na manhã desta quarta feira (26/12) por volta das 5h da manhã a polícia ambiental foi acionada por um vigilante do prédio da justiça federal na "cidade judiciária", onde informou a respeito de duas raposas que entraram nas dependências do prédio e não conseguiam sair. 
A guarnição ambiental deslocou-se até o local e conseguiu resgatar os animais, em seguida foram conduzidas para um local seguro onde foram devolvidas a seu habitat natural.
Vale lembrar que com o avanço cada vez maior da "selva de pedra" (cidade) na mata, será comum ver cenas como esta, onde os animais tendo o seu espaço invadido passam a procurar comida dentro das edificações humanas.



domingo, 23 de dezembro de 2012

PATRULHAMENTO EM DUNAS


COM A APROXIMAÇÃO DO PERÍODO DE VERANEIO, A POLÍCIA AMBIENTAL DO RN INTENSIFICOU O PATRULHAMENTO NAS DUNAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE JENIPABU. POLICIAIS AMBIENTAIS FAZEM A FISCALIZAÇÃO 24 HORAS NAS DUNAS E NA PRAIA ATRAVÉS DE VEÍCULOS 4X4 E EM QUADRICICLOS, O QUE GARANTE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E GERA UMA MAIOR SENSAÇÃO DE SEGURANÇA PARA TODOS OS TURISTAS QUE VISITAM AQUELA ÁREA.

Fonte: www.protetoresambientaisrn.com.br

Gato Maracajá é liberto pela Polícia Ambiental.


   Na noite desta sexta feira (21/12) a Polícia Ambiental recebeu um chamado do distrito "Palma" onde uma moradora dizia que havia um Gato Maracajá preso em uma armadilha no quintal de sua residência.
   Ao chegar no local foi constatada a informação e o animal foi liberto pelos policiais ambientais.       Porém, não foi possível conduzi-lo posteriormente a um veterinário tendo em vista que devido sua agilidade o animal conseguiu fugir, mesmo ferido pela armadilha.
Breve relato sobre o Gato Maracajá:
O gato-maracajá (Leopardus wiedii) é um felino nativo de América Central e América do Sul. Tem como característica uma cauda mais longa do que seus membros posteriores. Os pêlos são amarelo-escuros nas partes superiores e na parte externa dos membros. Tem manchas sob a forma de rosetas com uma região central amarela, por todo o corpo, da cabeça à cauda.
Dentro de suas habilidades, o gato-maracajá pode caminhar nas pontas dos galhos dos arbustos. Ele também possui grande capacidade de salto e suas garras são proporcionalmente mais longas do que as da jaguatirica. O período de gestação é de 81 a 84 dias, e a expectativa de vida é de cerca de 13 anos. Tem capacidade de virar em 180 graus as articulações do tornozelo, o que o possibilita transitar com facilidade entre troncos e árvores. Seus hábitos são noturnos e alimenta-se de pequenos roedores e aves, que caça nas árvores.

IFRN de Natal participa de Trilha em Caicó.

 
 Na manhã desta sexta feira (21/12) esteve presente na Ilha de Sant'Ana para participar da trilha ecológica Acauã uma turma do IFRN de Natal. 
   Assim como a turma de Caicó, os estudantes da capital potiguar tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre "nossa Caatinga", sua fauna e flora, assim como ver um pouco mais de perto a ação predatória do homem que aos poucos vem destruindo o meio ambiente e também os efeitos da seca em nossa região.
   A trilha também é muito importante para que os professores de suas respectivas áreas possam dar exemplos reais e materiais daquilo que ensinam em sala de aula.
   Mais uma vez ratificamos nossa disponibilidade em apresentar a trilha para qualquer instituição que se interesse pelo meio ambiente e sua conservação.


Tatu-peba é devolvido a seu habitat natural.

  
 Na tarde desta sexta-feira (21/12), um Tatu-peba foi encontrado por populares andando pela rua em um bairro de Caicó. O animal foi entregue no 2º Pelotão de Proteção Ambiental e em seguida foi solto em área rural, onde poderá prosseguir sua vida em liberdade.
   Vale salientar que manter qualquer animal silvestre em cativeiro sem a devida autorização do órgão competente, neste caso o IBAMA, constitui-se crime ambiental previsto em lei (9.605/98) e poderá gerar multa e detenção.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

IFRN participa da Trilha "Acauã".



Na tarde desta terça feira (18/12) uma turma do IFRN esteve presente no complexo da Ilha de Sant'Ana para participar da trilha ecológica "Acauã" que é coordenada pela Polícia Ambiental de Caicó.
Ao mesmo tempo em que a trilha era apresentada para os estudantes através do guia, os professores do Instituto Federal transmitiam conhecimento sobre meio ambiente.
Lembrando que a trilha ecológica está aberta à visitação com agendamento prévio no 2º Pelotão de Proteção Ambiental de segunda a sexta feira das 7h ás 12h.

Cão é capturado no centro de Caicó.


Na manhã desta segunda feira (17/12) a Polícia Ambiental foi acionada por populares que informavam a respeito de um cão da raça Rottweiler que estaria solto no centro de Caicó causando medo nas pessoas e perigo no trânsito. 
A guarnição deslocou-se até o local (Av Cel Martiniano) juntamente com uma equipe do Centro de Zoonoses e realizou a captura do animal, onde foi conduzido para o CCZ, sendo entregue posteriormente ao seu dono, que alegou que o animal havia fugido.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Pelotão Ambiental recebe culto evangélico.


   Na noite deste domingo (16/12) aconteceu em frente ao 2º Pelotão de Proteção Ambiental um culto evangélico sob a coordenação da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico da cidade de Caicó-RN.
   Durante o evento o Pr Helder ministrou sobre a importância da prática da Bíblia na vida das pessoas e de como Jesus pode fazer diferença na história de suas vidas.
   Foi levantada uma oração por todos os policiais e também pelos detentos dos presídios para que venham a mudar de vida.
   Participaram ainda a cantora gospel Michelle Mabel e o instrumentista Társis Cavalcante.
   Fica aqui registrado o agradecimento ao 1º Sgt PM João Carlos que é o sub-comandante do 2º Pel pelo apoio ao evento, bem como a todos os policiais ambientais que se fizeram presentes.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Infestação de "barbeiros" ...


Os policiais que trabalham no 2º Pelotão de Proteção Ambiental vem convivendo com um medo constante que se dá pela presença maciça de insetos transmissores da doença de chagas, os famosos barbeiros.
A muito tempo que se sabe da existência destes insetos por lá, no entanto, a aparição está cada vez mais frequente, encontrando-os em todo lugar, inclusive dentro dos fardamentos que ficam guardados no Pelotão.
Já foi solicitado a presença da FUNASA mas até o momento nada foi feito.
Segue breve relato sobre a doença e seu transmissor:
A doença de chagas é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Trypanossoma Cruzi. Ela é tranmitida para o homem através das fezes contaminadas dos triatomas, conhecidos como barbeiros .
 Esses barbeiros se alimentam de sangue, dessa forma, quando sugam sangue de animais e humanos contaminados, adquirem o protozoário.  Uma vez que o protozoário esta no tubo digestório dos barbeiros,  ele é eliminado nas fezes  no momento  da picada do inseto no homem ou no animal.
Normalmente as pessoas costumam coçar o local da picada, esse ato , permite que o parasita entre pela pele, caia na corrente sanguinea e se instalem nos orgãos , principalmente no coração , intestino e esôfago .
Existem outras formas de transmissão, através da tranfusão de sangue , contaminação da mãe para o  filho durante a gestação e até a infecção por via oral, por ingestão do barbeiro infectado.
Os sintomas mais comuns na fase aguda da doença são: inchaço ocular, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço do fígado e baço. Na fase crônica da doença, o paciente pode apresentar inchaço dos orgãos, principalmente coração e cérebro e pode acontecer décadas depois do individuo ter se infectado.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue para a detecção dos parasitas no material coletado  ou de anticorpos no soro .
O tratamento para a eliminaçao dos parasitas, so é eficiente quando feito no inicio da doença. Em fase crônica, o tratamento é sintomático , visando a estabilização da doença.

Fonte:  Brasil Escola

Fiscalização na Ilha.


Devido a várias denúncias de que pessoas estavam fazendo uso de drogas no interior da Ilha de Sant'Ana, a Polícia Ambietal tem intensificado a fiscalização e as abordagens, de forma que possa coibir esta prática.

Denúncia de Pesca Ilegal.


A Polícia Ambiental recebeu na tarde desta quinta feira (13/12) uma denúnica anônima que informava a prática de pesca ilegal em um rio de nossa região, tendo em vista que estamos no período do defeso da Piracema. A guarnição deslocou-se até o local informado e constatou a pesca, onde foram tomadas as devidas providências.
Obs.: Vale salientar que o rio em questão, o rio Seridó está em alguns pontos praticamente vazio devido a seca. Constatamos também que se não chover o mais breve possível, milhares de peixes irão morrer, inclusive, em alguns locais já se encontram muitos peixes mortos.

Consequências da seca.


A Polícia Ambiental vem recebendo várias denúncias de moradores das comunidades rurais que ficam próximas as margens dos rios, dando conta de que algumas pessoas estariam interrompendo o fluxo normal do rio. 
A guarnição da polícia ambiental tem verificado todas as denúncias, no entanto, o que tem sido constatado em alguns lugares é que o problema enfrentado é ocasionado pela seca! Ou seja, a água do rio não tem percorrido todo seu curso natural por razões alheias a vontade do homem, devido a grande estiagem que nossa região enfrenta. 
É bem verdade que existem casos diferentes, ocasionados por interferência do homem e estes tem sido resolvidos dentro do que a lei determina.

Tumulto em Presídio "Pereirão".

Na manhã dessa Terça feira (13/12) houve tumulto no interior da Penitenciária do Seridó em Caicó devido a discordâncias entre os detentos. Alguns detentos foram feridos por rivais e houve muita confusão que só foi resolvida com a chegada das guarnições da Polícia Militar, dentre as quais destaca-se o GTC, o 3º DPRE e a CIPAM.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Polícia Ambiental faz apreensão de animal silvestre abatido.



   Na tarde desta terça feira (11/12) a policia ambiental recebeu uma denúncia anônima que dava conta de que na comunidade São Rafael no município de Currais Novos encontrava-se em um galpão um freezer com vários animais silvestres abatidos, sendo indentificados dois veados, um gavião e outros mutilados que não dava pra identificar. 
   O proprietário conhecido por "Titico caçador" ao tomar cohecimento da presença da polícia evadiu-se do local. 
   Os animais foram apreendidos e conduzidos a sede do IBAMA, onde foram doados para instituição de caridade (Abrigo Despensário Pedro Velho). 
   A guarnição estava formada pelo Sgt Pinheiro, Sd Batista e Sd Kastberg.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ibama e Polícia Militar fecham rinha de galos na cidade de Touros/RN


O Ibama e a Polícia Militar fecharam nesta tarde uma rinha de galos no município de Touros, a cerca de 90 km de Natal. No local, onde acontecia um torneio, cerca de 30 pessoas realizavam apostas e colocavam em combate 90 galos, muitos deles já bastante feridos.

Com os apostadores foram encontrados dinheiro, anotações de apostas, troféus, anabolizantes para aves e também esporas, instrumentos de metal que ajudam a ferir os galos durante as brigas.

Todos serão autuados por crime de maus-tratos contra os animais e poderão pegar até um ano de detenção, além de multa de R$ 500 a R$ 3 mil por animal molestado. O Ibama alerta que além da multa em dinheiro e do processo criminal os envolvidos podem perder também os veículos encontrados no local da rinha.

Fonte: Pedra Preta Real

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Novo comandante do 2º Pelotão de Proteção Ambiental faz primeira reunião com efetivo.


Na manhã desta quinta feira (06/12) o Tenente Chaves, novo comandante da Polícia Ambiental em Caicó, reuniu o efetivo pela primeira vez para apresentação pessoal e de seu projeto de trabalho para o pelotão.
Desejamos ao tenente boa sorte neste novo desafio!
 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Polícia Ambiental apreende jovens com drogas na Ilha de Sant'Ana


Na noite deste sábado (01/12) a guarnição da Polícia Ambiental comandada pelo Sgt Ferreira realizou inúmeras abordagens no interior da Ilha de Sant'Ana em Caicó, onde conseguiram impedir significativamente o uso de intorpecentes. 
Várias pessoas foram flagradas usando algum tipo de entorpecente, principalmente maconha.
"É impressionante o número de jovens/adolescentes envolvidos com drogas".  
Em uma das abordagens foi encontrado drogas com um menor de apenas 16 anos de idade. A guarnição tomou as providências cabíveis, inclusive falando com os pais do adolescente.
Fica o alerta aos pais! Cuidado com seus filhos, com quem eles tem amizade ou por onde eles andam, pois no menor vacilo você pode perder seu filho para as drogas!

Do administrador do blog: Existem várias formas de trabalhar contra as drogas, prostituição, assaltos, mortes, etc., mas gostaria de deixar a dica sobra como resolver o problema de verdade e de uma vez por todas! JESUS CRISTO. Ele é capaz de salvar nossas famílias e nos livrar de todo mal! Entregue sua família em suas mãos e permite que ele te ajude.
Diz a Bíblia: O ladrão vem pra roubar, matar e destruir, mas eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (João 10:10)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Frases do Meio Ambiente


Desmatamento: queda histórica e retenção do número de outubro


Acaba de começar a COP18, conferência do clima que vai debater a continuação de Quioto. Para felicidade do governo, hoje foi divulgado e comemorado o menor desmatamento da história na Amazônia Legal desde que a região começou a ser monitorada pelo INPE, em 1988. Segundo estimativas do Prodes, foram desmatados 4.656 quilômetros quadrados de floresta no período que vai de agosto de 2011 a julho de 2012, uma queda de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estaria tudo muito bem, não fosse a disparada dos números dos últimos 3 meses. Os dados de hoje, do Prodes, são anuais e bastante precisos, mas refletem o passado. Desde agosto desse ano, os dois principais sistemas de alerta mensal de desmatamento na Amazônia, o Deter, do Inpe, e o
SAD, do Imazon, mostram uma inflexão para cima do desmatamento. Mais que isso, apontam uma disparada.

O Deter detectou um aumento de 220% em agosto e de 10% em setembro, comparados aos mesmos meses de 2011. Quem divulga esses números é o Ministério do Meio Ambiente, que calou sobre o valor de outubro, que certamente já foi calculado pelos técnicos do Inpe.


Independente das decisões políticas do MMA, a ONG Imazon divulgou um aumento de 377% no desmatamento de outubro. Tudo indica que o governo escolheu a dedo a informação boa para divulgar nesse início de COP18, mas adiou a divulgação de mais um provável número ruim do Deter de outubro.


O Deter e o SAD são sistemas menos precisos, entretanto, mudanças de tal magnitude, detectadas por dois sistemas independentes devem estar indicando a tendência correta: aumento do desmatamento.


Parece um daqueles casos em que o governo mostra o que é bom, mas esconde o que é ruim. É tal a aceleração detectada nos últimos três meses, que celebrar o passado fica sem graça dado o futuro que se revela para 2013.


Essa é a
segunda vez no ano que o MMA atrasa a divulgação dos dados do Deter. Na ocasião anterior, ficaram retidos por quatro meses, de abril a julho. Consultado, o Ministério do Meio Ambiente respondeu através de sua assessoria de imprensa, que os dados de outubro serão divulgados ainda nesta semana. É aguardar e cobrar.



Repercussão em Doha

Os números do Prodes foram comemorados pelos negociadores brasileiros no Qatar, onde está acontecendo a 18ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças do Clima, já que revelam que o Brasil atingiu 76,27% dos 80% do desmatamento que se comprometeu a reduzir na Amazônia até 2020. Esse compromisso faz parte da Política Nacional sobre Mudança do Clima, instituída pela Lei 12.187/2009, que firmou o compromisso nacional voluntário de reduzir entre 31,6% e 38,9% as emissões projetadas de gases de afeito estufa até 2020.

"É a menor taxa de desmatamento da história. Tem o grande marco que é jogar o desmatamento abaixo dos 5 mil km²", comemorou a Ministra Izabella Teixeira. “Ouso dizer que esta é a única boa noticia ambiental que o planeta teve este ano do ponto de vista de mudanças do clima. Em relação aos compromissos de metas voluntárias de redução de emissões estamos bastante avançados”, acrescentou a ministra.


O levantamento do PRODES registra áreas superiores a 6,25 hectares onde ocorreu corte raso, a remoção completa da cobertura florestal.  Essa é a primeira estimativa. Os números consolidados serão conhecidos no ano que vem. Para gerar a estimativa, o INPE analisou imagens das regiões onde se concentra 90% dos desmatamentos ocorridos no período anterior (agosto/2010 a julho/2011) e nos municípios que estão na lista de campeões de desmatamento.


A margem de erro da estimativa é de 10% para cima ou para baixo. Mesmo quando somados a estimativa atual com a margem de erro, a taxa de desmatamento continua sendo a menor da história. Ela subiria de 4. 656 km² para 5.121 km² de desmate. No ano passado, foram desmatados 6.418 quilômetros quadrados.


Divisão por estados

Dos 9 estados que compõem a Amazônia Legal, 3 apresentaram crescimento no desmatamento: Tocantins (33%), Amazonas (29%) e Acre (10%). O Estado do Pará apresentou queda de 44% do desmatamento, mas continua sendo o campeão no tamanho da área, com uma área de 1, 7 mil km² desmatados.


Segunda a ministra Izabella, ainda não dá para saber quantos desse desmatamento é ilegal ou legal: "Como os Estados ainda não tornam disponíveis as informações do que é legal e do que é ilegal, não conseguimos identificar quanto do aumento desse desmatamento está associado a incremento de infraestrutura e de supressões legais", afirmou.


Fonte: http://www.oeco.com.br

sábado, 24 de novembro de 2012

Polícia Ambiental do município de Parelhas encontra veado ferido na Zona Rural


Por volta das 15:00 horas do dia 22, a guarnição da polícia ambiental de Parelhas foi solicitada para atender a uma ocorrência na qual encontrava-se um animal comumente conhecido por veado, nas proximidades do povoado santo antônio da cobra, município de parelhas/RN.

O animal apresentava ferimentos graves e a guarnição composta pelos PMs Cb Laurentino de Sd Nivanildo , rapidamente conduziram o animal até a cidade de Parelhas  e o levaram até ao veterinário Dr. Paulo. O profissional  se prontificou a prestar todo atendimento necessário e  o "veado" encontra-se em observação médica.

Fonte: Jair Sampaio

sábado, 17 de novembro de 2012

Polícia Ambiental apreende som de veículo em Caicó.


Durante o feriado é normal que muitas pessoas queiram reunir-se com amigos para se divertir, no entanto, é necessário lembrar que também existem muitas pessoas que utilizam-se do feriado para descansar! 
No último feriado (15/11) a Polícia Ambiental recebeu um chamado referente a pertubação do sossego no bairro Castelo Branco, onde um cidadão estava com seu veículo virado para residências com o porta-malas aberto e emitindo ruídos bem acima do permitido por lei. 
A guarnição aferiu o som e pediu para que o cidadão deixasse o volume dentro do permitido, além disso, foi constatado que o condutor do veículo além de estar em visível estado de embriaguez, se encontrava sem a CNH, o que o impossibilitava de sair com seu veículo. Como o  cidadão não aceitou as recomendações dos policiais, foi conduzido até a 3ª DRP onde teve o som de seu carro apreendido. 
Fica a dica: Diversão é um direito de todos, porém, não podemos nos divertir provocando prejuízo em outros. Educação é o melhor remédio!
A polícia Ambiental estará intensificando a fiscalização nos abusos com relação ao nível de ruídos produzidos por equipamentos de som em Caicó.
 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Polícia Ambiental presta auxílio em dois eventos na cidade de Caicó.

No último dia 15 de Novembro a Polícia Ambiental foi solicitada para dar apoio em dois eventos que aconteceram em Caicó. Pela manhã ocorreu o "tradicional" passeio ciclístico do SESC, onde centenas de pessoas puderam participar com suas bicicletas e connhecer pontos turísticos de nossa cidade, onde ao mesmo tempo que faziam um "tur de bike", praticavam atividade física. Esta vem sendo uma ótima iniciativa do SESC em Caicó.





O segundo evento foi realizado à tarde e também envolveu um trajeto pelas ruas de Caicó. Trata-se da "Marcha para Jesus", um evento tradicional em nossa cidade e também em todo o país. Os evangélicos de Caicó "marcharam" pelas ruas da cidade proclamando o nome de Jesus e proferindo palavras de paz. O evento percorreu algumas ruas de Caicó e teve seu clímax na Ilha de Santana, onde ocorreu um show com o ex-cantor da banda Grafith, hoje evangélico, Fábio Lima.
Parabenizamos os dois eventos que trouxeram bons ares para nossa cidade e que promoveram momentos de muita alegria e descontração para os participantes.






terça-feira, 13 de novembro de 2012

Governo usará satélites de precisão no cadastro ambiental

O Ministério do Meio Ambiente oficializou na última sexta-feira (09) a aquisição de imagens de satélite em alta resolução que serão utilizadas como base de informação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais de 5 milhões de imóveis rurais serão cadastrados através desse banco de imagens, cujo custo foi de 28,9 milhões de reais.
O georreferenciamento é uma exigência do novo Código Florestal e serve como base para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Pela nova lei, todos os produtores terão que aderir ao CAR e a nova ferramenta fará parte desse processo.

“Com esse sistema de imagens, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ganha força", disse   a ministra Izabella Teixeira. "“O governo está fazendo uma opção pelo caminho tecnológico ao adquirir uma ferramenta que nenhum órgão brasileiro possui, capaz de identificar toda a área de cobertura e vegetação do país em uma distância de cinco metros”.

 
A empresa paulista Santiago e Cintra Consultoria, responsável pelo uso do satélite, terá um prazo de 10 dias para apresentar 60% das imagens contratadas. O restante do material será entregue no final do ano. Todas as imagens correspondem ao ano de 2011 e cobrem 8,4 milhões de km², o equivalente à cobertura de praticamente todo o território brasileiro.

A aproximação de até 5 metros possibilita a identificação georreferenciada dos imóveis rurais, áreas de preservação permanente, reserva legal, remanescentes florestais e nascentes de rios. Também será possível identificar e quantificar áreas de desmatamento da vegetação nativa para aplicação no Programa de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite e obter índices de vegetação e identificação das diferentes espécies vegetais para quantificação das emissões de carbono por antropização (interferência do homem) da cobertura vegetal.

“Começaremos 2013 com 100% do retrato da cobertura de área brasileira”, disse Francisco Gaetani, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Além do MMA, os estados e autarquias, como o Ibama e a agência Nacional das Água e as secretarias estaduais e municipais de meio ambiente também poderão utilizar as imagens.

*Com informações da Ascom/MMA

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ataques de animais peçonhentos crescem 157% em 10 anos.


Os números impressionam: somente no ano passado, foram notificados mais de 139 mil acidentes provocados por picadas de animais peçonhentos. Desse total, 293 pessoas morreram. Um levantamento realizado pela Unidade Técnica de Vigilância de Zoonoses do Ministério da Saúde indicam, nos últimos 10 anos, um aumento de 157% no número de notificações de casos de acidentes provocados por animais peçonhentos.
As notificações são registradas tanto na zona rural como em áreas urbanas e o aumento costuma ser verificado entre os meses de novembro a março, quando ocorre o período das chuvas. “As chuvas desalojam os animais que vivem em tocas, como escorpiões, aranhas e serpentes. Eles acabam procurando abrigo em locais mais secos, muitas vezes, dentro de residências, aumentando a chance de ocorrência de acidentes”, explica Eduardo Caldas, coordenador de Vigilância em Zoonoses do Ministério da Saúde.

Além das chuvas, o Ministério da Saúde também aponta como causa para o aumento de acidentes o desequilíbrio ecológico e o período reprodutivo de alguns desses animais peçonhentos.

Os acidentes, dependendo da espécie, são mais frequentes nas cidades do que no campo.

A região Nordeste é campeã em acidentes com escorpiões, com 30.282, e a Bahia é o estado com maior registro total, 10.461. A segunda região é a Sudeste com 22.579 casos em 2011, 13.428 em Minas Gerais.

A região Sul registra o maior número de acidentes com aranhas: 18.052 casos em 2011. O Paraná sozinho teve 9.326 casos. As regiões Norte e Nordeste concentram os acidentes com serpentes: 9.329 e 8.184 casos, respectivamente.

O hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan, em São Paulo, é especializado no tratamento de acidentes por animais peçonhentos e tem telelefones par orientação 24 horas por dia: (11) 2627-9529 e (11) 2627-9528.

Para dicas de primeiros socorros, visite a o site do Instituto Butantan.

Fonte: Blog "O Eco"

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Polícia Ambiental recebe homenagem da Liga Caicoense de Desportos.

A Liga Caicoense de Desportos presta homenagem ao 2º Pelotão de Proteção Ambiental com sede em Caicó.
O 2º Pelotão agradece a homenagem e ratifica o desejo de sempre poder ajudar nas atividades que necessitarem de seu auxílio.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Despedida do Ten Messias do 2º Pelotão de Proteção Ambiental.

Como já foi publicado anteriormente, o Ten Messias não é mais o comandante do 2º Pelotão de Proteção Ambiental e em um último momento de despedida organizou um "corridão" pelas ruas de Caicó, onde os policiais ambientais ao mesmo tempo que aprimoravam seu condicionamento físico, homenageavam o seu comandante. 
Ao término da corrida o Tenente se despediu da tropa e recebeu elogios por todo o trabalho realizado nos quase dois anos que comandou este pelotão.
O 2º Pel tem enorme satisfação em declarar seu agradecimento ao Ten Messias por tudo que foi feito, pelo desenvolvimento dado ao pelotão e por todo apoio que sempre deu aos policiais que estavam sob seu comando. Desejamos um futuro brilhante e temos a certeza que a cidade de Nova Cruz está ganhando um excelente "oficial".


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Polícia Ambiental realiza fiscalização nas "Serras" da região Seridó.


Devido várias denúncias recebidas, a Polícia Ambiental tem intensificado a fiscalização nas "Serras" de nossa região com o objetivo de coibir a caça predatória.
A guarnição tem permanecido durante toda madrugada em dias e locais pré-determinados realizando a busca por caçadores. Vale a pena lembrar que a caça predatória é crime. Veja o que diz a lei 9.605/98 no seu artigo 29:
  Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

É bom saber que a Polícia Ambiental tem feito um grande esforço para combater estes crimes, alguns já foram pegos e os outros também serão!

Jibóia é devolvida a seu habitat natural pela Polícia Ambiental em Caicó.


Moradores de um sítio de Caicó trouxeram até o pelotão ambiental nesta terça (30/10) uma jibóia que teria sido encontrada em sua propriedade. A Polícia Ambiental de imediato conduziu o animal de volta a seu habitat natural.
Vale a pena lembrar, que é normal que se encontre cobras e outros animais em sítios e fazendas, pois este é seu habitat natural, onde eles vivem! Desta forma, pedimos a compreensão das pessoas para que se virem ou encontrarem animais em suas propriedades, mesmo que sejam cobras, aranhas ou outro qualquer, não o retirem do local, pois ao invés de ajudar, estarão prejudicando o animal.
No caso do animal estar dentro da residência, pode ser feito o contato com a Polícia Ambiental por meio do seu telefone (9976-2590) que será tomada a providência necessária para transporte para um lugar seguro, onde não ofereça risco para os moradores do local.

Ten Messias não é mais o comandante do 2º Pelotão de Proteção Ambiental em Caicó


O Boletim Geral da PM/RN na edição desta terça-feira (30) trouxe a notícia de que o 2º Ten PM Messias não mais está no comando do 2º Pelotão de Proteção Ambiental em Caicó. 
 
Confira o que diz o BG: 
VII - MOVIMENTAÇÃO DE OFICIAIS

1. Dispensar:
- O 2º Tenente PM MANOEL MESSIAS DA COSTA da função de Comandante do 2º Pelotão PM / Companhia Independente de Proteção Ambiental (Caicó/RN).

2. Designar:
- O 2º Tenente PM MANOEL MESSIAS DA COSTA para exercer a função de Comandante do 2º Pelotão PM / 1ª Companhia de Polícia Militar / 8º Batalhão de Polícia Militar (Nova Cruz/RN).

3. Publique-se em BG e arquive-se na Diretoria de Pessoal – DP/4.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ambientalista e produtor rural caicoense descobre o viagra do sertão

 
O Ambientalista e produtor rural, Chico Elpidio, residente no Distrito Palma,em Caicó tem disseminado suas ideias de preservação da caatinga por onde passa. Ultimamente, ele tem participado de vários eventos ambientais como palestrante e em determinado ponto de sua apresentação, olhares se tornam mais atentos quando ele começa a discutir sobre o “Viagra do Sertão”. Segundo Chico Elpidio, o “Viagra do sertão” é um tipo de amendoim que nasce geralmente nas margens dos rios e riachos, mais popularmente conhecido como “amendoim cara-cará”. 

Depois de alguns anos observando o comportamento de seriemas, roedores e caracarás, ele percebeu que logo após se alimentar dessas sementes, os animais entravam no período de reprodução sexual. Além disso, é visível a fertilidade do solo onde se encontra esta planta, em que seus galhos rastejantes podem chegar até um metro. Agora, pesquisadores de todas as partes do país estão entrando em contato com o ambientalista para se aprofundar mais no assunto e colher algumas amostras para pesquisas, as quais já foram enviadas para o departamento de farmacologia da UFRN, botânica da UFPE e um instituto de pesquisa de Santa Catarina. 
 


Fonte:  V&C via Robson Pires

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Trabalho realizado pela Polícia Ambiental durante eleições 2012 é elogiado por juiz eleitoral.

É com alegria que o nosso blog vem por meio desta postagem declarar sua satisfação em ver seu trabalho reconhecido. Durante as eleições de 2012, o 2º Pelotão de Proteção Ambiental (Caicó) dedicou-se ao máximo para atender as necessidades de segurança antes, durante e após o pleito eleitoral em algumas cidades do Seridó e para nossa surpresa e satisfação recebemos do senhor Juiz eleitoral André Melo Gomes Pereira, um ofício declarando seu agradecimento ao Pelotão. 
Para nós policiais ambientais, fica o sentimento de dever cumprido!!!
Segue abaixo o ofício na íntegra.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lixo pela cidade...


Enquanto atendia uma ocorrência no bairro João XXIII a guarnição da polícia ambiental recebeu de moradores denúncias relacionadas a não coleta de lixo. Segundo os moradores, o lixo é depositado em frente as residências e escolas mas não tem sido recolhido, o que tem causado o seu acúmulo e por consequência, o mau cheiro, bem como o aparecimento de inúmeros insetos e animais. Fica o alerta para a prefeitura!

Projeto social no bairro João XXIII incomoda moradores.



 

A Polícia Ambiental deslocou-se nesta segunda (22/10) até o bairro João XXIII para averiguar denúncias de poluição sonora. Ao chegar no local, especificamente, no prédio do conselho comunitário, encontrou o que seria um projeto social onde crianças e adolescentes recebem aula de instrumentos de percussão. Como "não poderia ser diferente", os instrumentos produzem sons muito altos que acabam por incomodar parte da vizinhança. Diante desta situação, busca-se uma forma de impedir a prática de poluição sonora, mas sem interromper as aulas, pois um projeto como este em um bairro de tão poucos recursos e que tem seus jovens tão assediados pelo tráfico de drogas não pode acabar, além de ser muito importante para gerar boas oportunidades para estes jovens.



domingo, 21 de outubro de 2012

Polícia Ambiental verifica denúncia de maus-tratos com elefante de circo.


Desde que o novo circo chegou em nossa cidade (Caicó) e trouxe consigo um elefante, que inúmeras pessoas vem ligando pra Polícia Ambiental fazendo denúncias de maus-tratos. No entanto, a guarnição ambiental já fez uma visita ao circo e constatou que seus proprietários tem autorização para manter este animal em cativeiro e também o mantém bem alimentado e com água a disposição. Desta forma, fica esclarecida a situação de normalidade nos tratos com o elefante.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Seca transforma cidades da Paraíba em cemitérios a céu aberto


O cenário não é inédito: longa estiagem, falta d’água, rios e pastos secos, famílias sem ter o que comer e animais morrendo de fome e sede, sendo deixados para trás, transformando a paisagem num cemitério a céu aberto. Mas fazia tempo - pelo menos 30 anos - que os agricultores do semiárido da Paraíba não sentiam de maneira tão perversa os efeitos de uma seca, a maior das últimas três décadas.
Para a maioria dos sertanejos paraibanos, água se tornou um produto raro. Tomar banho, lavar as roupas e aguar as plantas se tornaram sonhos que eles esperam um dia realizar. A realidade, hoje, é da busca constante por água para satisfazer necessidades mais imediatas, como beber, cozinhar e matar a sede dos animais.

Cento e nove carros pipas estão atendendo as cidades mais atingidas pela estiagem. A água é aguardada com ansiedade e cada gota é bastante disputada. De acordo com informações do Comitê Integrado de Combate à Seca na Região do Semi-Árido Brasileiro, a distribuição de água potável está sendo feita pelo Exército Brasileiro, com ajuda do Governo do Estado.

Mais de oito mil cisternas de placa (para consumo humano) deverão ser construídas em 72 cidades paraibanas a partir de janeiro de 2013. Conforme o gerente de apoio a programas governamentais do Estado, Luiz Lianza, o processo está em fase de cadastramentos das famílias. “Ao todo serão investidos mais de R$ 15 milhões e os recursos são fruto de uma parceria entre os governados federal e estadual”, acrescentou Lianza.
Fonte: Portal Correio